O 'Avião Espacial X-37B' da Força Espacial dos EUA, Realizará Um Série de Manobras Manobras Orbitais

Prezados leitores e leitoras do BS!

Crédito: Boeing Space
Representação artística do X-37B realizando uma manobra de aerofrenagem usando a resistência da atmosfera da Terra.

No dia de ontem (10/10), o portal SpaceNews noticiou que a Força Espacial dos EUA havia anunciado que seu secreto avião espacial X-37B executará uma série de manobras para alterar sua órbita e descartar componentes.

Segundo a nota do portal, o módulo de serviço do X-37B, usado para transportar cargas experimentais e instrumentos científicos, será descartado durante o processo de aerofrenagem.

A espaçonave reutilizável, que está em órbita desde 28 de dezembro de 2023, realizará manobras de aerofrenagem para modificar sua trajetória ao redor da Terra, informou a Força Espacial em 10 de outubro. Essa técnica envolve várias passagens pela atmosfera superior do planeta, utilizando a resistência atmosférica para modificar a órbita da nave enquanto economiza combustível.

Essas manobras também têm como objetivo demonstrar operações espaciais responsáveis, disse a Força Espacial. A aerofrenagem permite que o avião espacial mude de órbita e cumpra as regras de mitigação de detritos espaciais, descartando com segurança o módulo de serviço.

O X-37B, fabricado pela Boeing, é operado em conjunto pela Força Espacial dos EUA e pelo Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea. Desde seu lançamento a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, o avião espacial tem realizado experimentos sobre os efeitos da radiação e testado tecnologias de conscientização do domínio espacial em uma órbita altamente elíptica.

Especialistas observam que a atual missão do X-37B, a sétima até o momento, ganhou maior importância em vista dos recentes desenvolvimentos nas capacidades espaciais de outras nações. O lançamento do X-37B ocorreu apenas duas semanas após a China ter enviado seu próprio avião espacial Shenlong para a órbita, alimentando especulações sobre as intenções de ambos os países.

Em Órbita por Períodos Prolongados

O X-37B, capaz de operar em altitudes entre 150 e 500 milhas acima da Terra, já demonstrou a capacidade de permanecer em órbita por períodos prolongados, com missões que duram mais de 900 dias. Essa longevidade permite estudos prolongados sobre os efeitos da radiação espacial e outros fatores ambientais em vários materiais e tecnologias.

“Não há outra plataforma espacial tão capaz, flexível e manobrável quanto o X-37B”, disse Michelle Parker, vice-presidente dos Sistemas de Missão Espacial da Boeing, em um comunicado.

Após completar suas manobras de aerofrenagem, o X-37B retomará seus objetivos de testes e experimentação. Uma vez que esses objetivos sejam alcançados, a espaçonave irá reentrar na atmosfera e retornar à Terra, utilizando seu sistema de pouso autônomo para aterrissar horizontalmente como uma aeronave convencional.

A Força Espacial não divulgou a duração esperada da missão atual.

“Essa manobra inédita do X-37B é um marco incrivelmente importante para a Força Espacial dos Estados Unidos, à medida que buscamos expandir nossa aptidão e capacidade de atuar nesse domínio desafiador”, disse o general Chance Saltzman, chefe de operações espaciais.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários