Missão de Asteroide dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Será Lançada Pelo 'Foguete H3' do Japão

Prezados leitores e leitoras do BS!

Crédito: Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos
A espaçonave MBR Explorer é, pelo menos superficialmente, semelhante em design à missão de asteroide Lucy da NASA. Ela sobrevoará seis asteroides no cinturão principal antes de chegar a um sétimo em 2034.

No dia de ontem (10/10), o portal SpaceNews informou que os Emirados Árabes Unidos (EAU) lançarão uma missão para visitar vários asteroides no final desta década através de um Foguete H3 japonês.

De acordo com a nota do portal, a Agência Espacial dos Emirados (UAESA) anunciou em 10 de outubro que selecionou a Mitsubishi Heavy Industries para lançar sua Missão Emirates ao Cinturão de Asteroides (EMA) em um foguete H3 no primeiro trimestre de 2028. Os termos do contrato não foram divulgados.

A espaçonave, também conhecida como MBR Explorer em homenagem ao Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai, sobrevoará seis asteroides do cinturão principal entre 2030 e 2033 antes de se encontrar com um sétimo, Justitia, em 2034, posteriormente implantando um módulo de pouso.

Esta missão é a terceira que os Emirados selecionaram a MHI para lançar. Um foguete H-2A lançou a Missão Marte dos Emirados, um orbitador de Marte, em 2020, enquanto o KhalifaSat, um satélite de sensoriamento remoto, foi lançado como carga secundária em outro H-2A em 2018.

“Temos altas expectativas para o veículo de lançamento H3, dada sua capacidade aprimorada e o compromisso da MHI com a precisão e a excelência”, disse Mohsen AlAwadhi, diretor da missão EMA, em um comunicado sobre o contrato. “Essa parceria representa não apenas o próximo passo na jornada dos Emirados em direção ao espaço profundo, mas também um testemunho de nossa confiança na tecnologia e na experiência da MHI.”

“Estamos muito empolgados em apoiar o projeto como prestadores de serviços de lançamento”, disse Iwao Igarashi, vice-presidente e gerente geral sênior de sistemas espaciais da MHI, no comunicado. “A MHI está comprometida em levar o MBR Explorer à órbita com sucesso e proporcionar um início tranquilo para a nova jornada da UAESA em direção ao espaço profundo.”

A Agência Espacial dos Emirados forneceu poucas atualizações sobre o desenvolvimento do MBR Explorer desde que detalhou informações sobre a missão há mais de um ano. A agência disse em julho que completou uma revisão do conceito da missão, mas não divulgou novas informações sobre a missão ou a espaçonave, variando de massa da espaçonave a custo da missão.

A premiação ocorre enquanto a MHI busca aumentar as operações de lançamento do H3, que realizou dois voos bem-sucedidos até agora neste ano, após um lançamento inaugural falho em 2023, com o próximo lançamento programado para o final de outubro. Nobuyuki Shiina, gerente geral adjunto de desenvolvimento de negócios de sistemas espaciais da MHI, disse na conferência World Space Business Week em setembro que sua empresa deseja aumentar a taxa de lançamentos do veículo de seis por ano para oito, mas não deu um cronograma para isso.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários