Blog Brazilian Space


Olá amigos!

Após pensar muito resolvi criar esse blog para estimular o debate saudável entre aqueles que como eu acreditam (apesar das dificuldades) no Programa Espacial Brasileiro. O mundo caminha para o espaço e o Brasil não pode ficar a margem dessa nova fronteira, pois a longo prazo poderá pagar um preço muito alto pela falta de visão de nossos governantes e de nossa sociedade. Uma nação como o Brasil de dimensões continentais não pode deixar de lado tecnologias essenciais para um melhor conhecimento de seu território e das necessidades sociais e econômicas de seu povo. Portanto meus amigos convido a todos a participarem desse blog expondo as suas opiniões sobre as notícias aqui postadas quando assim desejarem. Conto com a participação de todos vocês e

Vida Longa ao PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

Duda Falcão

Comentários

  1. É caro Duda, já fazem quase 3 anos que voce começou esse blog, e eu pergunto: Alguma coisa mudou no PEB? Nas suas primeiras postagens, a previsão de lançamento do VLS era o fim de 2010. Bem, estamos em 2012 e até agora nada, apesar de eu acreditar que esse ano ele decola. O acordo da ACS foi "reforçado", apesar do prazo sempre ser esticado. Tivemos lançamentos sub-orbitais bem sucedidos, o que é excelente. A TMI foi concluida (confirma essa informação?? Parece que teriam que ser feitos testes elétricos com um modelo do VLS, isso já aconteceu?). E o CBERS 3 ainda não decolou?? Será que o povo brasileiro é tão ignorante a ponto de esquecer a importancia que esse tipo de projeto tem pra nação?? Basta ver os outros paises! Somos amadores em comparação com os paises do BRIC. Penso com os meus botões: será que temos conserto???

    ResponderExcluir
  2. Olá Heverton!

    Eu diria muito pouco amigo, mas houve sim alguns avanços. Para 2012 acredito que o VLS-1 XVT-01 deverá fazer seu vôo, o CBERS-3 deverá ser lançado em novembro desse ano por pressão chinesa, o nanosatélite “NANOSATC-BR” deverá ser lançado da Índia também em novembro, a equipe do "SARA Suborbital 1" vai lutar para lançar até o final do ano essa importante missão, a plataforma TMI deverá encerrar os testes citados por você em abril ou maio e existe a expectativa de o motor-foguete S-50 do VLM-1 realizar o seu primeiro teste em banco de provas na "Usina Coronel Abner" ainda esse ano.

    Já na área internacional o VS-40 deverá ser lançado em abril desse ano da Base de Andoya (Noruega) com o experimento alemão SHEFEX II abordo. Além disso, um VS-30/Orion deverá ser lançado em 2012 da Base de Woomera (Austrália) com o experimento supersônico australiano/americano HIFIRE-5 abordo, e um VSB-30 também deverá ser lançado da mesma base com o experimento HIFIRE-7 do mesmo programa abordo.

    Já na área educacional, a UnB deverá iniciar novamente os lançamentos de seus foguetes híbridos, o Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) lançará em 29/06 de uma plataforma marítima localizada na costa pernambucana o foguete “LUNA 1” com um femtosatélite abordo, visando com isso a conquista do prêmio N-PRIZE, e a Escola Tancredo Neves de Ubatuba (SP) deverá lançar dos EUA em abril o Tubesat “TANCREDO 1” através da empresa americana Interorbital Systems.

    Além disso, existe a possibilidade de um VS-30/L5 ser lançado ainda esse ano, testando assim em vôo pela primeira vez o nosso primeiro motor-foguete líquido.

    Como você mesmo pode vê Heveton, as expectativas são enormes e tudo dependerá na maioria dos casos da liberação de verbas suficientes por parte do governo DILMA. Vamos aguardar.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Creio que a nova zona das grandes descobertas se encontram na área espacial. Assim como na antiguidade e na época medieval os descobrimentos marítimos abriam janelas para novos mundos, no século XXI essa oportunidade se encontra na exploração espacial. Se houver discernimento e empreendedorismo por parte dos brasileiros poderemos rumar entre as potencias dianteiras da área.

    Algumas nações que chegaram tarde ficaram, literalmente, a ver navios. E será que nós somente ficaremos a ver as estrelas passarem ou seremos cosmonautas de uma nova realidade?

    ResponderExcluir
  4. Olá Israel!

    Saibas palavras amigo, mas infelizmente na atual conjuntura, o Brasil está mais para ver as estrelas passarem, e sua sociedade haverá de pagar um alto preço por esse erro nos próximos 30 anos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário