Sistema Russo de Navegação GLONASS Terá Uma Nova Estação no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (16/09) no site ‘Sputnik News - Mundo” destacando que o sistema russo de navegação GLONASS terá uma nova estação no Brasil.

Duda Falcão

MUNDO

Sistema Russo de Navegação GLONASS
Terá Uma Nova Estação no Brasil

Sputnik News
16/09/2015 - 11:38

© Sputnik/ Maksim Bogodvid

Brasil e Rússia impulsionam a cooperação espacial durante a nona reunião da comissão intergovernamental Rússia-Brasil sobre a cooperação científica e tecnológica.

O sistema de navegação por satélite russo GLONASS vai inaugurar uma terceira estação no Brasil. O diretor da Corporação de Equipamentos de Precisão (NPK-SPP), Yuri Roy, e o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, assinaram o acordo para a construção da instalação. O sistema GLONASS começou a operar no Brasil em fevereiro de 2013.

Além disso, a corporação estatal de energia nuclear russa Rosatom assinou um memorando de entendimento mútuo com a Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP).

O documento foi assinado pelo diretor de desenvolvimento da Rosatom, Kiril Komarov, e o presidente da NUCLEP, Wallwitz Jaime Cardoso.

O sistema de navegação por satélite russo GLONASS foi projetado para fornecer à Rússia os seus próprios dados de navegação para uso militar e civil, bem como para competir com o Sistema de Posicionamento Global americano (GPS) no mercado comercial para dados de navegação.

A competição entre os dois sistemas assumiu maior importância no contexto da crise Ucrânia e as tensões resultantes entre a Rússia e o Ocidente.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Pois é, mais uma estação do GLONASS em território Brasileiro. Enquanto isto o nosso PEB afunda cada vez mais. Uma vez mais agradecemos ao leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio desta notícia. 

Comentários