domingo, 20 de setembro de 2015

MAB é Atração Turística Para Toda Família em São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (19/09) no portal "R3.com.br" destacando que o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) é Atração Turística para toda família em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

+ Em Destaque · + Plantão · São José dos Campos

MAB é Atração Turística Para Toda
Família em São José dos Campos

Da Redação, com prefeitura
de São José dos Campos
19 de setembro de 2015

(Foto: Charles de Moura/PMSJC)
O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais
pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool
(veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento.

Uma opção de lazer para joseenses e turistas é o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.

Os visitantes poderão conhecer ainda diversas aeronaves, entre elas o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em série no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira, complementam esse setor.

O ambiente Ensino tem algumas curiosidades no acervo, com destaque para o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o protótipo da primeira urna eletrônica.

Instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, o MAB abriga, além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. O local possui ainda estacionamento e uma área para alimentação com vista para o lago. No ano passado, de acordo com a diretoria, o número de visitantes no Memorial ficou em média de 1200 pessoas.

As visitas durante a semana devem ser agendadas e podem ser realizadas de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; as sextas-feiras das 8h às 12h. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. Outras informações no site do MAB.

Como Chegar

Para quem optar pelo transporte público, saindo do centro da cidade, Terminal Central (Antiga Rodoviária Velha), as linhas disponíveis para o acesso são: 212- Terminal Central- Putim e 219- Terminal Central – Jardim Santa Fé. O preço da passagem é R$ 3,40. Quem preferir ir de carro o percurso do centro da cidade até o memorial tem a duração de cerca de 10 a 15 min.

Os horários e trajetos de ônibus estão disponíveis no aplicativo da Prefeitura “Moovit”. O telefone para contatos e agendamentos é o 3947-7844.


Fonte: Portal R3.com.br - http://www.portalr3.com.br

Comentário: Realmente uma boa pedida para uma visita para aqueles que gostam de explorar um pouco a história da Ciência e Tecnologia desenvolvida no DCTA e no ITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário