quarta-feira, 23 de setembro de 2015

CLBI Sediou Reunião do Grupo de Interface de Lançamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma boa notícia postada hoje (23/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) sediou de 14 a 18/09 a segunda reunião do ano do Grupo de Interface de Lançamento (GIL).

Duda Falcão

CLBI Sediou Reunião do Grupo
de Interface de Lançamento

CCS/AEB

Fotos: CLBI/Divulgação
O Comandante do CLBI, coronel Maurício de Alcântara
(fardamento verde) e o diretor da AEB
Marco Rezende na reunião do GIL.

Brasília, 23 de setembro de 2015 – O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), sediou entre os últimos dias 14 e 18 a segunda reunião do ano do Grupo de Interface de Lançamento (GIL). Participaram do encontro, todas as organizações subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo da reunião, que ocorre semestralmente, é que se tenha um espaço para que as instituições envolvidas nas atividades espaciais apresentem seus projetos individualmente, abrindo um fórum de discussões sobre segurança, padronizações de equipamentos, procedimentos, prazos, necessidades e óbices para o atendimento das metas planejadas. Objetiva ainda expor problemas e buscar soluções para o êxito dos planejamentos operacionais.

Integrou a programação do encontro uma palestra do diretor de Transporte e Licenciamento da AEB, Marco Antônio Vieira de Rezende, sobre a ação 7F40 de implantação do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. Em sua fala ele apontou os principais resultados em benefício do CLBI, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da comunidade local e do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

Rezende também falou sobre o orçamento de 2015/2016 da AEB fechando a apresentação com comentários sobre ajustes que serão realizados na interação com a Agência e destacando sua satisfação em ocupar uma função de direção da instituição. Rezende já foi diretor do CLBI e integrante do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Na oportunidade ele foi homenageado pelo atual diretor do Centro, coronel aviador Maurício Lima de Alcântara, que destacou sua facilidade em cativar as pessoas e marcar sua presença por exemplos de trato respeitoso com seus companheiros.

Os participantes da reunião do GIL na entrada do Centro
de Divulgação da instituição, em Parnamirim.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário