Tubesat de Ubatuba Será Lançado ao Espaço em Dezembro

Olá leitor!

Agora pouco recebi uma notícia (talvez esteja dando em primeira mão) que me deixou muito satisfeito, pois assim concluirá a primeira fase de uma bela história de iniciativa de um grande educador de uma escola de ensino fundamental e médio do sudeste do Brasil e que por motivos diversos, já vinha se arrastando bem mais do que devia.

Você está lembrado do Prof. Candido Moura da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves de Ubatuba-SP? Aquele que junto com seus alunos do ensino médio estavam desenvolvendo com a ajuda do INPE um tubesat que a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB) teimava incompetentemente em chamar de Ubatubasat? (na verdade o nome do projeto)

Pois então, o Prof. Cândido acaba de me avisar que o “Tubesat TANCREDO-1” (nome correto do satélite) está com data marcada de lançamento para o dia 09 de dezembro e com uma janela de lançamento que se estenderá até o dia 31 de dezembro.

Logo da “Missão HTV-6”
O TANCREDO-1 será levado ao espaço pelo "Veículo de Transferência KOUNOTORI" do foguete japonês H-IIB da “Missão HTV-6” da Agência Espacial Japonesa (JAXA), onde estará acoplado junto com o “Tubesat OSNSAT (desenvolvido pela empresa californiana Open Space Network) ao satélite deployer "TuPOD", este por sua vez desenvolvido pelo GAUSS Srl (Group of Astrodynamics for the Use of Space Systems) de Roma (ITA) em cooperação com a empresa americana Tetonsys. Já o “TuPOD” será então integrado com outro seis nanossatélites ao lançador de cubesats japones “J-SSOD (JEM Small Satellite Orbital Deployer)”, para então, do Complexo de Lançamento de Yoshinobu do Centro Espacial Tanegashima, todos serem lançados no dia 09/12 as 1:26 PM GMT (Greenwich Mean Time) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

“TuPOD” do GAUSS Srl com os tubesats OSNSAT
(esquerda) e TANCREDO-1 (direita) na fase de integração.

Vale lembrar leitor que tanto o OSNSAT como o TANCREDO-1 brasileiro estão escrevendo história com esta missão, já que ambos tornam-se os dois primeiros tubesats a serem efetivamente colocados em orbita desde o lançamento do Sputnik em 1957, o que por si só já é uma grande vitória para este professor e seus fantásticos alunos Ubatubanos.

Vale também aqui registrar um fato curioso que chamou muito minha atenção, ou seja, uma das cofundadoras do Grupo GAUSS Srl italiano foi a Professora Chantal Cappelletti, que atualmente leciona na Faculdade de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB), Campus Gama, de onde coordenou o desenvolvimento do nanosatélite SERPENS-1 em parecia com a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB), hummmmm.....

Mas deixando isto de lado, não há como não reconhecermos a visão, o esforço, a dedicação, o dinamismo e o comprometimento do Prof. Cândido Moura, de seus alunos e de todos que de alguma forma contribuíram para que esse Tubesat chegasse agora ao seu momento de glória.

Neste momento o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Prof. Cândido Moura e a todos que contribuíram para esta conquista histórica, conquista esta que deve ser dedicada a toda Comunidade Ubatubana. Parabéns Ubatuba, que seu exemplo possa ser seguido por escolas de outras cidades do país.

Duda Falcão

Comentários

  1. Brasil que dá certo. Parabéns ao professor, aos alunos e os envolvidos no projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário