Nem Tudo é Negro nos Bastidores do Nosso Patinho Feio

Olá leitor!

Como já havíamos informado, recentemente a Subdiretoria de Espaço do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou a 10ª edição do importantíssimo “Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (SePP&D)”, evento este onde são apresentadas as tecnologias desenvolvidas e em desenvolvimento no Brasil associadas a veículos lançadores.

O evento deste ano teve como destaque (em minha opinião) o projeto do Motor Foguete-Liquido L75, projeto este que segundo o seu Gerente, o Dr. Daniel Soares de Almeida, terá o encerramento de sua “Fase 1” até o final deste ano e que no momento já conta com 70% do projeto total concluído.

Outro destaque foi certamente o SISNAC, ou “Sistema Inercial de Navegação e Controle”, que é uma atividade de P&D destinada a:

(i) aumentar a autonomia nacional na concepção e construção de sistemas de controle para veículos aeroespaciais originados do Programa Espacial Brasileiro;

(ii) prover configurações padronizadas com base em características e restrições importantes a classes abrangentes de missão;

(iii) reduzir a interferência no desenvolvimento dos demais sistemas embarcados; e

(iv) impulsionar o setor industrial nacional pela encomenda de componentes e serviços de alta tecnologia de forma persistente.

Destacaria também o projeto de desenvolvimento de um processo de infiltrações, por meio de polímeros de silicona, para produção de compósitos a base de C/SiC, visando a utilização em proteções de Veículos de Reentrada Atmosférica (SARA) e de Veículos Lançadores (VLM).

E claro que outros projetos interessantes foram apresentados durante este evento, como por exemplo, o projeto do Veículo Demonstrador de Tecnologia de Combustão Supersônica (ScramJet) 14-X, mas em termos gerais destacaria esses três projetos citados acima.

Entretanto leitor, apesar de aqui destacarmos o projeto do Motor-Foguete Líquido L-75, vale lembrar que a seriedade deste projeto e a viabilização técnica real do uso deste motor em voo foi colocado em duvida pelo o pesquisador Fausto Ivan Barbosa (veja aqui) pouco depois do anuncio pelo IAE da campanha exitosa de ensaios a quente da câmara de empuxo capacitiva deste motor no banco de ensaios do Instituto de Propulsão Espacial do DLR em Lampoldshausen, na Alemanha.

Caso tenha esta declaração do pesquisador Fausto Barbosa (atualmente no ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica e anteriormente integrante da equipe de desenvolvimento deste motor quando atuava no IAE) tenha algum fundo de verdade, certamente o IAE está trabalhando num projeto morto e sem qualquer finalidade de uso prático, o que além de frustrante e lamentável em todos os aspectos.

No entanto leitor, nem tudo é negro nos bastidores do nosso Patinho Feio, o próprio IAE está agora neste momento envolvido em três missões de lançamento do seu foguete suborbital VSB-30, para assim atender aos europeus e a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB), ou seja, as atividades das Operações MAPHEUS 6 e MAIUS 1, na Suécia e da Operação Rio Verde em Alcântara, no Maranhão, respectivamente, missões estas que deverão ocorrer agora em dezembro.

Fora isto leitor, vale lembrar que a espetacular missão do primeiro picosatélite brasileiro (o Tubesat Tancredo-1) desenvolvido pela galerinha de Ubatuba-SP, deverá ser lançada ao espaço pelo foguete japonês H-IIB da “Missão HTV-6” da Agência Espacial Japonesa (JAXA), também em dezembro deste ano (veja aqui), lembrando que o Tancredo-1 ao lado OSNSAT americano se tornarão os dois primeiros tubesats a serem efetivamente colocados em orbita desde o lançamento do Sputnik em 1957. Certamente um grande feito para essa galerinha da “Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves” de Ubatuba, liderada que foi por este fantástico educador Prof. Cândido Moura.

Só nos resta ficar na torcida pelo sucesso destas missões e para maiores informações sobre a 10ª edição SePP&D, sugiro ao leitor que visite o site do mesmo pelo link: http://www.iae.cta.br/index.php/sepped-home

Duda Falcão

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá RodrigoV!

      Daqui a pouco as 20:00 (Nordeste) e as 21:00 nas demais regiões do país.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda, você tem alguma notícia sobre o andamento do projeto SARA? Ele vai continuar?
    Um abraço.
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!

      Não, tudo em silencio, nada foi divulgado.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário