O Foguete Vulcan Centaur da ULA Completou Hoje (04/10) o Seu Segundo Voo Apesar de Anomalia no SRB

Prezados leitores e leitoras do BS!

Crédito: Transmissão ao vivo da ULA
O Vulcan Centaur da ULA decolou na missão Cert-2 em 4 de outubro.

No dia de hoje (04/10) o portal SpaceNews anunciou que o segundo Foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance (ULA) decolou hoje (4 de outubro) em um voo de teste necessário para certificar o veículo para transportar cargas úteis de segurança nacional dos EUA, mas pode ter sofrido um problema com um de seus foguetes sólidos.

De acordo com a nota do Portal, o Foguete Vulcan Centaur decolou às 7h25 (horário da costa leste) do Complexo de Lançamento 41 na Estação Espacial de Canaveral, na Flórida. A decolagem ocorreu próximo ao meio de uma janela de lançamento de três horas, após um atraso inicial de meia hora para fornecer mais tempo para verificações antes do lançamento.

A primeira tentativa de contagem regressiva foi interrompida 1 minuto e 51 segundos antes da decolagem. Tory Bruno, CEO da ULA, disse nas redes sociais que uma “anomalia em um sistema de dados redundante” acionou a pausa, e os controladores resolveram o problema e reiniciaram a contagem para a segunda tentativa, que resultou na decolagem.

A ULA informou que o desempenho do veículo foi nominal nas primeiras fases do voo. No entanto, a separação dos dois foguetes sólidos GEM 63XL (SRB) ocorreu quase 30 segundos mais tarde do que o cronograma fornecido pela empresa antes do lançamento. Cerca de 35 segundos após a decolagem, parecia haver material saindo de um dos foguetes, cuja pluma mudou de aparência, sugerindo danos ao bico do SRB.

Crédito: Transmissão ao vivo da ULA
Material saiu de um dos dois foguetes sólidos do Vulcan Centaur cerca de 35 segundos após a decolagem.

A ULA não mencionou o incidente durante a ascensão, mas o cronograma de eventos subsequentes, incluindo a separação do foguete e o desligamento dos motores do estágio superior Centaur após uma queima inicial, atrasou-se em até 20 segundos.

O Centaur completou sua segunda queima cerca de 35 minutos após a decolagem, o que concluiu a fase principal do voo. A ULA planejou continuar as operações do estágio por algum tempo depois disso para realizar experimentos com o Centaur.

“Tivemos uma observação no SRB número um, e vamos investigar isso após a conclusão da missão,” disse Bruno na transmissão ao vivo do lançamento após a conclusão da segunda queima do Centaur. “Fora isso, o voo foi nominal.”

A missão Cert-2 foi efetivamente um voo de teste para o Vulcan, carregando apenas um simulador de massa e instrumentação. A ULA originalmente planejou lançar o espaçonave Dream Chaser da Sierra Space neste voo, mas substituiu-o por uma carga inerte em junho, quando a Sierra Space informou que o Dream Chaser não estaria pronto a tempo para um lançamento no outono.

A ULA queria lançar o Vulcan o mais rápido possível em setembro — uma data que depois foi adiada para o início de outubro — para que pudesse obter a certificação do Space Force para o veículo e realizar duas missões de segurança nacional, USSF-106 e USSF-87, antes do final do ano.

Em um briefing em 2 de outubro sobre a missão Cert-2, Bruno disse estar confiante de que o lançamento ocorreria bem com base no desempenho do veículo no lançamento Cert-1 em janeiro e que ganharia a certificação. Esse processo de certificação, se tudo correr bem, poderia ser concluído em semanas, embora a anomalia com o foguete sólido possa atrasar isso.

“Estou extremamente confiante, tendo tido uma missão Cert-1 muito limpa,” disse ele ao ser questionado sobre a confiança em obter a certificação. Esse lançamento anterior “foi o lançamento inaugural mais limpo que já tive” em três dúzias de sistemas nos quais trabalhei em minha carreira. “Então, conforme me aproximo do Cert-2, estou bastante confiante de que terei um bom dia na sexta-feira, batendo na madeira.”

Se algum de nossos entusiastas não conseguiu acompanhar ao vivo o emocionante segundo lançamento deste incrível Foguete Vulcan Centaur, recomendamos que confiram o mesmo pelos links abaixo no 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, ou no 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do também amigo Junior Miranda.



Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários