O "Serviço de Propulsão Omega", Oferecido Pela Dawn Aerospace, UARX Space e Spherical Systems, Otimiza Operações de Satélites
Prezados leitores e leitoras do BS!
(Imagem de banco de dados somente)
No dia de ontem (02/08), o portal Space Daily noticiou que o 'Serviço Omega' oferecido pelas três empresas parceiras que o compõem - Dawn Aerospace, UARX Space e a Spherical Systems) permite que os clientes adquiram e integrem sistemas de propulsão prontos para uso nos seus satélites, oferecendo suporte abrangente desde o lançamento até a desorbitagem no final da vida útil. Este serviço turn-key permite que os clientes utilizem o Omega ao longo de todo o ciclo de vida de um satélite, incluindo implantação e prevenção de colisões.
"Estamos muito impressionados com o que está sendo desenvolvido pelos três parceiros que compõem o Omega, com sua abordagem inovadora para o setor de propulsão espacial," diz Jorgen Bru, da ESA. "O modelo baseado em serviço que o Omega está promovendo prevê um futuro onde os integradores de satélites podem se concentrar em seu negócio principal, enquanto o Omega cuida de tudo relacionado à propulsão e ao transporte."
O contrato Boost! visa desenvolver ainda mais o conceito de propulsão como serviço, avançando para uma fase completa de sistema de hardware e testes de protótipo.
O contrato inclui 390.000 euros em cofinanciamento da ESA e envolve a Dawn Aerospace dos Países Baixos e da Nova Zelândia, a UARX Space da Espanha e a Spherical Systems dos Países Baixos.
* A Dawn Aerospace é uma empresa de transporte espacial que desenvolve sistemas de propulsão verde, com mais de 16 satélites e 76 propulsores lançados em órbita.
* A UARX Space fornece serviços de transporte espacial para pequenos satélites, incluindo logística no espaço e serviços de lançamento dedicados.
* A Spherical Systems projeta sistemas eletrônicos de satélites alimentados por semicondutores.
O Omega aproveita a expertise dos parceiros: o SatDrive da Dawn Aerospace forma a base do sistema de propulsão, a UARX contribui com sua experiência em serviços espaciais, e a Spherical Systems fornece o sistema de energia e interface. O serviço, adequado para satélites com peso entre 30 e 500 kg, utiliza interfaces padrão para um sistema completo pronto para voar.
O serviço de assinatura abrange todos os elementos necessários para o voo espacial, desde a organização de oportunidades de lançamento até o suporte à documentação, implantação inicial e planejamento de manobras ao longo da vida útil do satélite.
"Nossos sistemas de propulsão foram projetados para aliviar a carga dos operadores de satélites ao serem plug-and-play, com interfaces padronizadas para fácil integração. Este serviço levará isso um passo adiante, oferecendo suporte adicional para planejamento de missões, manobras e desorbitagem," diz Jeroen Wink, Diretor de Receita e Co-Fundador da Dawn.
"Estamos entusiasmados em contribuir para o projeto Omega com algoritmos de prevenção de colisões em órbita, apoiados pela ESA, e em continuar trabalhando com nossos parceiros de longo prazo, Dawn e Spherical. O Omega tem um foco multidisciplinar que servirá tanto veículos de transferência e implantação quanto pequenos satélites. Oferece uma proposta de valor única com um tempo de comercialização imbatível," disse Andres Villa, Diretor de Tecnologia da UARX.
"Ter sido escolhido como subcontratado no Programa Boost! da ESA não apenas destaca a confiança e fé na tecnologia inovadora da SPHERICAL, mas também estabelece um precedente para o futuro dos sistemas de energia flexíveis e confiáveis no espaço," diz Thomas Parry, CEO da SPHERICAL. "Nosso PCDU de primeira linha é perfeito para os exigentes requisitos do serviço Omega, oferecendo uma adaptabilidade e resiliência sem precedentes."
O programa Boost! da ESA apoia iniciativas comerciais que oferecem serviços de transporte para, no e do espaço. Também auxilia os Estados Membros na implementação de objetivos nacionais para espaçoportos, instalações de teste e muito mais. Por meio do Boost!, a ESA está implementando a Iniciativa de Bilhete de Voo Europeu com a Comissão Europeia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário