SENAI / CIMATEC lançou ontem o seu novo Curso de Especialização em Engenharia Aeronáutica

Olá, Leitoras! Olá, Leitores!


Na noite de ontem, 14/08/2024, o SENAI/CIMATEC, Centro Universitário e de Educação Tecnológica de Salvador-BA, uma instituição de ensino, pesquisa e inovação vinculada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, lançou seu mais novo curso de Especialização em Engenharia Aeronáutica, e o Brazilian Space fez a cobertura do evento com exclusividade.

Mesa resdonda do evento de lan;amento daespecialização em engenahria aeronáutiva do SENAI / CIMATEC (Fonte: Brazilian Space)

O evento marcou um avanço significativo para a Bahia como polo tecnológico e industrial no setor aeroespacial e foi dividido em dois segmentos. O primeiro foi uma mesa-redonda que reuniu profissionais de destaque na engenharia, especialistas e executivos da indústria aeronáutica. O segundo momento contou com a apresentação do curso em si (proposta, objetivos, estrutura curricular, etc.).

Desafios e oportunidades no setor aeronáutico e aeroespacial

Com o tema "Desafios e Oportunidades no Setor Aeronáutico e Aeroespacial", o evento iniciou com uma mesa-redonda composta pelos especialistas do setor Jorge Bittencourt (Chefe de Estratégia de Engenharia da Embraer), Guilherme Begnini (professor adjunto da UFBA e mediador), Fernando Ferraz (diretor executivo da AKAER), Luca Parizotto (diretor de controladoria e compras da HBR Aviação) e André Oliveira (Superintendente de Planejamento e Novos Negócios do SENAI CIMATEC).

Dentre os temas tratados e debatidos, destacou-se a necessidade de qualificação da mão de obra para o desenvolvimento de um polo aeronáutico na Bahia, as oportunidades no mercado nacional e a tendência de crescimento dos mercados em todo o mundo, tanto para aeronaves tripuladas quanto para VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados).

Além disso, apesar de a especialização lançada no evento ser em Engenharia Aeronáutica, considerando que o Parque Tecnológico em implantação tem foco na temática aeroespacial, o debate também enveredou pela temática espacial, tratando de temas como o desenvolvimento de veículos lançadores (em especial o que está sendo desenvolvido pelo grupo de empresas liderado pela Akaer no projeto do Veículo Lançador de Pequeno Porte), bem como o desenvolvimento de satélites e sistemas satelitais.

A Especialização em Engenharia Aeronáutica

A pró-reitora de Planejamento e Gestão do CIMATEC, Verena Alcantara, iniciou a segunda parte do evento apresentando a estrutura e organização do SENAI/CIMATEC, os programas de pós-graduação da instituição e como a nova especialização se integra, complementa e agrega valor ao portfólio de cursos lato sensu da instituição.

Alinhado com as necessidades atuais e futuras do mercado, o "novo curso de pós-graduação lato sensu está umbilicalmente ligado à criação do Parque Tecnológico Aeroespacial de Salvador (veja aqui) e à expectativa de demanda de mão de obra altamente qualificada para atuar nesse novo polo aeronáutico/aeroespacial que está sendo implantado em Salvador, via parceria do SENAI/CIMATEC e Governo Federal/Força Aérea Brasileira", destacou o prof. Dr. Paulo Lourenção, coordenador técnico do programa.

Com uma grade curricular baseada em padrões de capacidades e competências para o setor aeronáutico estabelecidos pelo American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA), entidade de referência internacional na área, o curso nasce alinhado com "as melhores práticas e referências tecno-pedagógicas reconhecidas internacionalmente", conforme ressaltou o Dr. Lourenção.

Início do curso e inscrições

Com carga-horária de 390h, o curso vai inciar em 10 de outubro deste anos e as inscrições  estão abertas até 14/09, e podem ser feitas pelo link https://seja.senaicimatec.com.br/curso/especializacao-em-engenharia-aeronautica-novo/, onde também estão disponíveis outras informações sobre a especialização. A primeira turma está prevista para começar em outubro, com aulas presenciais e com transmissão oline.


Rui Botelho
Editor do Brazilian Space


Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Enquanto isso na, República Federativa do Brasil.

    Como são às coisas, né BRASIL.

    Veja, só, graças ao nobre amigo RUI BOTELHO, do BRAZILIAN SPACE (BS), teve a belíssima oportunidade de ESTAR in loco, neste evento, né BRASIL.

    Cadê os "Youtubers", e etc, que fica falando que o (BS), dizendo que o (BS) só critica, e fala mal do (PEB), né?

    "Contra fatos não há argumentos".

    Eu desejo, muito sucesso a todos os envolvidos para realizarem este evento, e acima de tudo, que estão trabalhando no SENAI/CIMATEC em Salvador, no estado da Bahia.

    Sempre avante SENAI/CIMATEC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário