Empresário Chinês de Criptomoeda Compra Voo na Espaçonave Crew Dragon da SpaceX
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: SpaceX
Chun Wang (terceiro da esquerda para a direita) comandará a missão privada de astronautas Fram2, que será lançada a bordo de um Crew Dragon a partir do final de 2024. |
No dia de ontem (13/08), o portal SpaceNews anunciou que um empresário de criptomoedas nascido na China financiou uma Missão Crew Dragon da SpaceX que será o primeiro voo tripulado a passar pelos polos da Terra.
De acordo com a nota do portal, a SpaceX anunciou em 12 de agosto que lançará uma missão privada de astronautas chamada Fram2 a partir do final de 2024. O Crew Dragon será lançado em uma órbita polar a partir da Flórida, voando a uma altitude de 425 a 450 quilômetros durante uma missão que durará de três a cinco dias. Nenhuma missão tripulada realizou um voo em órbita polar antes, com a maior inclinação sendo de cerca de 65 graus.
A Fram2 será comandada por Chun Wang, que o comunicado da SpaceX identificou apenas como um “empresário e aventureiro de Malta”. Wang trabalha no campo das criptomoedas há mais de uma década, fundando a empresa de mineração de bitcoin F2pool e a Stakefish, um validador para vários protocolos de criptomoeda.
Wang também não é nativo de Malta, tendo nascido e crescido na China e, posteriormente, mudado-se para a Coreia do Sul. Ele anunciou nas redes sociais em agosto de 2023 que se tornou cidadão de Malta, mas não explicou o motivo. Malta oferece várias formas de obter cidadania, incluindo residência no país e investimento, e, como parte da União Europeia, pode oferecer opções melhores para viagens internacionais sem visto.
Wang é um viajante extenso, documentando seus voos ao redor do mundo nas redes sociais. Isso incluiu viagens para a Flórida e Texas para assistir aos lançamentos da SpaceX. Ele também usou sua conta para dar pistas sobre seus planos de voo espacial.
“A Endurance está voltando à Terra. Esta espaçonave foi nomeada em parte em homenagem à Expedição Imperial Transantártica de Sir Ernest Shackleton de 1914 a 1917. Era destinada aos polos. Devemos também instalar uma cúpula em cima dela?” ele postou em março, referindo-se ao retorno à Terra da espaçonave Crew Dragon Endeavour no final da missão Crew-7. Sua missão Fram2 deverá utilizar a Endurance, com a mesma cúpula que foi usada na missão Inspiration4 em 2021, em vez de um porta-docking.
Juntando-se a Wang na missão estarão Jannicke Mikkelsen da Noruega, que será a comandante da espaçonave; Eric Philips da Austrália como piloto da espaçonave; e Rabea Rogge da Alemanha como especialista da missão. A SpaceX anteriormente não usou a designação de “comandante da espaçonave” nas missões Crew Dragon, e não está claro a diferença entre esse papel e o de Wang como comandante da missão.
A SpaceX disse que a tripulação estudará as regiões polares durante a missão, “aproveitando a visão de físicos espaciais e cientistas cidadãos para estudar emissões de luz incomuns semelhantes a auroras”. Isso se refere a um fenômeno conhecido como Fortalecimento da Emissão Térmica de Velocidade, ou STEVE, que cria fitas de luz verde e roxa a partir de fitas de plasma a altitudes semelhantes às que a Fram2 irá voar.
Um cientista espacial, falando sob condição de anonimato, foi cético quanto à capacidade da missão de coletar muitos dados sobre o STEVE ou outros fenômenos climáticos espaciais, dada a curta duração da missão e o tempo limitado que a tripulação terá para tais estudos enquanto realiza outras atividades. Pelo mesmo custo da Fram2, o cientista estimou que uma missão com um pequeno satélite dedicada ao estudo do STEVE poderia ser construída e lançada, coletando dados por anos.
A tripulação da Fram2 realizará outras atividades durante a missão, disse a SpaceX, focando em como o espaço afeta o corpo humano, incluindo a realização das primeiras imagens de raios-X humanas no espaço, “tudo isso ajudará no desenvolvimento de ferramentas necessárias para preparar a humanidade para futuras viagens espaciais de longa duração.”
Se a missão for lançada este ano, será a terceira missão privada de astronautas lançada pela SpaceX em 2024. A empresa lançou a missão Ax-3 para a Axiom Space para a Estação Espacial Internacional em janeiro, e a longa espera missão privada Polaris Dawn está agora agendada para lançamento a partir de 26 de agosto.
Outra missão privada de astronautas, Ax-4 da Axiom Space, estava programada para ser lançada ainda este ano. No entanto, a NASA anunciou em 9 de agosto que a missão foi adiada para não antes da primavera de 2025, mas não forneceu um motivo para o atraso. Fontes da indústria haviam dito nas semanas anteriores ao anúncio que o Ax-4 era improvável de ser lançado antes de, pelo menos, o início de 2025.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário