Após a Explosão na Plataforma de Lançamento, a 'Rocket Factory Augsburg (RFA) Adiou o Voo Inaugural do Seu 'Foguete RFA ONE' Para 2025
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Crédito: Rocket Factory Augsburg
A RFA perdeu um estágio inferior em 19 de agosto, que esperava usar para um voo inaugural em questão de semanas. |
No dia de ontem (23/08), o portal 'SpaceNews' noticiou' que a Rocket Factory Augsburg (RFA) não planeja mais um voo inaugural este ano após perder parte do Foguete RFA ONE durante um teste de queima estática, informou a empresa alemã em 23 de agosto ao divulgar mais detalhes sobre o incidente.
“Não vamos fazer mais a queima de outro estágio inferior este ano e o primeiro voo de teste também foi adiado para o ano que vem,” disse o porta-voz da RFA, Jonas Kellner, ao SpaceNews por e-mail.
A empresa tinha como objetivo lançar o RFA ONE pela primeira vez em questão de semanas, antes que seu estágio inferior fosse destruído em 19 de agosto durante testes no SaxaVord Spaceport, na Escócia. A missão inaugural parecia ser o primeiro lançamento vertical para a órbita a partir do solo britânico.
Ponto de Não Retorno
“O plano para segunda-feira era realizar a queima do estágio com todos os nove motores pela primeira vez,” disse o COO e cofundador da RFA, Stefan Brieschenk, em um post nas redes sociais.
No entanto, um dos oito motores que conseguiu acender desenvolveu uma anomalia “muito incomum”.
“Foi provavelmente um incêndio na bomba de oxigênio,” continuou Brieschenk. “Isso é realmente difícil de conter.”
O fogo logo se espalhou para os motores vizinhos e — apesar de um procedimento de parada de emergência — “parece que tudo o que aconteceu a seguir simplesmente não estava dimensionado para esse dano extensivo causado pelo incêndio de oxigênio na turbobomba.”
Um jato de fogo saindo do lado do foguete indica um sistema de coletor de propulsor de motor danificado que sinalizou “o ponto de não retorno,” acrescentou Brieschenk, resultando no colapso de todo o estágio inferior.
Voltando ao Caminho
Brieschenk disse que a RFA já havia acendido os motores Helix do foguete mais de 100 vezes sem causar um incêndio de oxigênio em uma das turbobombas, dando à empresa confiança de que não precisa fazer alterações no design.
Ainda assim, ele descreveu o estágio inferior como um modelo de engenharia e disse que outro propulsor já em desenvolvimento terá mais de 100 melhorias — principalmente relacionadas a sistemas de propulsor e pressurização.
As melhorias “nos ajudarão a suportar um dano significativo ao motor, tanto em voo quanto na plataforma, sem basicamente perder o estágio,” disse ele, acrescentando “queremos garantir que, se tivermos uma falha de motor tão severa onde uma turbobomba basicamente explode, não perderemos estágios no futuro.”
O fairing, o segundo e o terceiro estágios do RFA ONE não foram afetados e aguardam integração no SaxaVord para sua estreia no próximo ano.
Enquanto a RFA precisa reconstruir sistemas de suporte direto para o foguete que estão integrados com o suporte de lançamento, Brieschenk disse que o restante da plataforma de lançamento não sofreu danos.
Os desenvolvedores de foguetes europeus Skyrora e Orbex também estão trabalhando em voos inaugurais a partir do Reino Unido.
A Skyrora disse no ano passado que estava mirando um lançamento em 2024, mas não forneceu uma atualização, enquanto o CEO da Orbex, Phil Chambers, disse recentemente que a empresa espera fazer sua estreia em 2025.
Em julho, um foguete desenvolvido pela ABL Space Systems da Califórnia foi danificado durante um teste de queima estática, provavelmente atrasando os planos de lançamento a partir do Reino Unido em 2025.
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