A Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) Encerrou Definitivamente a Operação da Sua 'Sonda Lunar SLIM'
Prezados leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia de ontem (26/08), a página MOON DAILY do portal 'Space Daily' noticiou que a Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA) informou na segunda-feira (26) que havia encerrado a operação de seu Módulo de Pouso SLIM na Lua após perder comunicação com a nave não tripulada na semana passada.
De acordo com a nota do portal, o 'Smart Lander for Investigating Moon (SLIM)', apelidado de "Atirador de Precisão da Lua" devido à sua precisão de pouso, aterrissou há oito meses — tornando o Japão apenas a quinta nação a realizar um pouso suave na superfície lunar.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) escreveu no X (antigo Twitter) que não houve resposta do SLIM após tentativas de comunicação na semana passada, depois de três noites lunares frias, ou seja, seis semanas de frio intenso.
"Julgamos que não havia perspectiva de restaurar a comunicação com o SLIM e, por volta das 22:40 (13:40 GMT) do dia 23 de agosto, enviamos um comando para interromper as atividades do SLIM," disse a JAXA, quase um ano após o início da operação.
"O SLIM continuou a transmitir informações sobre seu status e o ambiente ao redor por um período muito mais longo do que o esperado."
"Na época do lançamento, ninguém imaginava que a operação duraria tanto tempo," acrescentou.
O pouso do módulo não tripulado em janeiro foi um sucesso, mas ocorreu em um ângulo irregular que deixou seus painéis solares voltados para a direção errada.
À medida que o ângulo do sol mudou, o SLIM voltou a funcionar por dois dias e realizou observações científicas de uma cratera com uma câmera de alta resolução.
O SLIM não foi projetado para as noites lunares congelantes, que duram duas semanas e têm temperaturas que caem para menos 133 graus, mas voltou a funcionar pela terceira vez em abril.
A espaçonave carregava duas sondas: uma com um transmissor e um mini-rover que se move como uma tartaruga pela superfície lunar, enviando imagens de volta à Terra.
A missão do SLIM visa examinar uma parte do manto lunar — a camada interna geralmente profunda sob a crosta — que se acredita ser acessível na cratera onde pousou.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário