Cubesat Alemão Já em Órbita, Irá Testar em Breve a Distribuição de Chaves Quânticas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Centro de Telemática, Würzburg
O satélite de pesquisa Qube, destinado a testar a distribuição de chaves quânticas, foi lançado em 16 de agosto em um voo compartilhado do SpaceX Falcon 9.
 
No dia de ontem (19/08), o portal SpaceNews informou que o 'Qube', um satélite cubesat alemão, está se preparando para testar a geração e distribuição de chaves quânticas via link óptico.
 
De acordo com a nota do portal, os operadores da missão na Alemanha estabeleceram contato com o Qube, que pesa 3,53 quilogramas, aproximadamente duas horas após seu lançamento em 16 de agosto em um voo compartilhado do Foguete Falcon 9 da SpaceX. Agora, eles estão avançando rapidamente pela fase de lançamento e operações iniciais (LEOP) da missão.
 
“Temos um LEOP planejado de 3 meses, mas atualmente parece que estamos progredindo muito mais rápido do que essa estimativa conservadora para a comissionamento,” disse Klaus Schilling, presidente do Centro de Telemática da Universidade de Würzburg, ao SpaceNews por e-mail.
 
“Isso é realmente um marco,” afirmou Harald Weinfurter, professor de física quântica experimental da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, em um comunicado. “Até agora, não existem pequenos satélites em órbita terrestre que possibilitem a distribuição de chaves quânticas globalmente.”
 
Crédito: Centro de Telemática, Würzburg
Um estudo de viabilidade está em andamento para cubesats conectados por uma junta rotacional para rastrear dois alvos em paralelo para a entrega de chaves quânticas.
 
Consórcio Alemão
 
O satélite Qube foi projetado e construído no Centro de Telemática da Universidade de Würzburg. A carga útil para a distribuição de chaves quânticas foi fornecida pela Universidade Ludwig Maximilian, pelo Instituto Max Planck de Ciência da Luz e pela Universidade de Erlangen-Nuremberg. O centro de pesquisa da Agência Espacial Alemã DLR em Oberpfaffenhofen forneceu o terminal de comunicação a laser a bordo do satélite.
 
Agências governamentais, empresas e instituições acadêmicas estão ansiosas para experimentar a distribuição de chaves quânticas para comunicações seguras. Devido ao comportamento das partículas subatômicas, tentativas de interceptar as comunicações seriam reveladas.
 
“O uso de chaves quânticas via satélite oferece um potencial econômico significativo para alcançar comunicação global segura,” disse Schilling.
 
A distribuição de chaves quânticas foi demonstrada em órbita pelo satélite chinês de Ciência Quântica Micius, de 635 quilogramas, lançado em 2016.
 
O consórcio alemão gastou anos miniaturizando componentes de satélite para um cuboide quântico. Um desafio significativo foi garantir que um cuboide pudesse apontar com precisão suficiente para um link óptico estável com um terminal terrestre.
 
Além disso, os componentes de comunicação quântica em miniatura devem “permanecer totalmente funcionais nas vibrações extremas, condições de temperatura e radiação durante o lançamento e operações no espaço,” disse Christoph Marquardt, professor da Universidade de Erlangen-Nuremberg, em um comunicado.
 
Próximos Passos
 
As instituições alemãs já estão planejando desdobramentos do Qube. O QUBE-2, um satélite cuboide de seis unidades com “uma carga útil a laser muito mais potente,” está previsto para ser lançado na segunda metade de 2025.
 
Um estudo de viabilidade também está em andamento para o CubEnik, dois cubesats “conectados por uma junta rotacional” para rastrear dois alvos em paralelo para a entrega de chaves quânticas, disse Schilling.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários