Equipe Chinesa de Pesquisadores Propõe Técnica Para a Produção de Água em Larga Escala na Lua

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Space Daily
A estratégia para a produção de água in situ na Lua através da reação entre o regolito lunar e o hidrogênio endógeno.

No dia de ontem (23/08), o página MOON DAILY do portal 'Space Daily' informou que uma equipe liderada pelo Prof. WANG Junqiang no Instituto de Tecnologia e Engenharia de Materiais de Ningbo (NIMTE) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) apresentou uma abordagem inovadora para gerar quantidades substanciais de água através de uma reação entre o regolito lunar e o hidrogênio endógeno.
 
Lembrando que a água é vital para a sobrevivência humana na superfície lunar, tornando-se assim um foco significativo de pesquisa para comunidade científica de todo o mundo.
 
Descobertas de missões lunares passadas, incluindo Apollo e Chang'E-5, confirmaram a presença de água na Lua. No entanto, o teor de água nos minerais lunares é extremamente baixo, com concentrações variando de 0,0001% a 0,02%. Extrair e utilizar essa água in situ continua a ser um desafio significativo.
 
"Utilizamos amostras de regolito lunar trazidas pela missão Chang'E-5 em nosso estudo, tentando encontrar uma maneira de produzir água na Lua," disse WANG.
 
A pesquisa demonstrou que, ao aquecer o regolito lunar a mais de 1.200 K usando espelhos côncavos, um grama de regolito lunar fundido poderia produzir 51-76 mg de água. Isso significa que uma tonelada de regolito lunar poderia gerar mais de 50 kg de água, equivalente a cerca de cem garrafas de 500 ml de água potável. Essa quantidade seria suficiente para fornecer água potável para 50 pessoas por um dia.
 
Além disso, o estudo identificou o ilmenita lunar (FeTiO3) como contendo a maior concentração de hidrogênio implantado pelo vento solar entre os cinco principais minerais no regolito lunar. Isso se deve à sua estrutura de rede única, que apresenta túneis sub-nanométricos.
 
Experimentos de aquecimento in situ revelaram que o hidrogênio encontrado nos minerais lunares é um recurso valioso para a produção de água na Lua. Essa água poderia ser utilizada para beber, irrigação de plantas ou decomposição eletroquímica em hidrogênio e oxigênio, com o hidrogênio servindo como fonte de energia e o oxigênio como um componente vital para a respiração.
 
Essas descobertas oferecem importantes insights para a exploração da água lunar e têm potencial para o desenvolvimento de futuras estações de pesquisa lunar.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. O Programa Espacial Chinês.

    Hoje, estamos monitorando os resultados dos investimentos do Programa Espacial da China, especificamente o Programa Chinês de Exploração Lunar (CLEP). Desejamos a China sucesso. tem demonstrado que utiliza a capacidade da tecnologia aeroespacial. A China está não apenas na Lua, mas também em Marte.

    Enquanto isso na República Federativa do Brasil
    O Brasil continua brincando com a criação da empresa estatal ALADA. Encanando a sociedade brasileira, dizendo que estamos "Hiper, Mega e Super" avançado o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

    Parabéns República Popular da China, pelo extraordinário Programa Espacial da China.

    ResponderExcluir

Postar um comentário