NASA e Boeing Agendam o Retorno da ISS da Espaçonave Starliner Para 6 de Setembro
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Crédito: NASA
A espaçonave CST-100 Starliner da Boeing atracou na Estação Espacial Internacional durante a missão de Teste de Voo da Tripulação. |
No dia de ontem (29/08), o portal SpaceNews noticiou que a Espaçonave CST-100 Starliner da Boeing partirá da Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 6 de setembro, encerrando assim um voo de três meses que mostrou que a espaçonave era incapaz de demonstrar sua capacidade de retornar astronautas de forma segura da órbita.
De acordo com a nota do portal, a NASA anunciou em 29 de agosto que a agência e a Boeing concluíram uma revisão de prontidão para a próxima partida não tripulada da Starliner. Essa revisão confirmou os planos para trazer a espaçonave de volta à Terra a partir da ISS.
Os planos preveem que a Starliner se desencaixe da estação às 18h04 (horário de Brasília) do dia 6 de setembro. Ela se afastará da estação e então realizará uma queima de desorbitação, preparando-se para um pouso no White Sands Space Harbor, no Novo México, às 0h03 (horário de Brasília) do dia 7 de setembro, ou seis horas após o desencaixe.
Funcionários da NASA haviam identificado anteriormente o dia 6 de setembro como uma data potencial para a partida da Starliner. Um arquivo de trajetória da ISS publicado no início desta semana incluía tanto a data quanto a hora do desencaixe da Starliner.
Se a NASA e a Boeing mantiverem esse cronograma, a Starliner se desencaixará exatamente três meses após chegar à ISS na missão de Teste de Voo da Tripulação (CFT) com os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams a bordo. Embora o acoplamento tenha sido bem-sucedido, a espaçonave sofreu vazamentos adicionais de hélio após o lançamento do dia anterior, além de problemas com cinco propulsores do sistema de controle de reação.
A Starliner deveria permanecer na ISS por apenas oito dias antes de retornar à Terra com Williams e Wilmore a bordo. No entanto, a NASA estendeu repetidamente a permanência da espaçonave enquanto os engenheiros se concentravam nos problemas dos propulsores. A agência decidiu em 24 de agosto devolver a Starliner não tripulada, concluindo que a incerteza sobre o desempenho desses propulsores durante manobras críticas tornava arriscado ter astronautas a bordo.
A Starliner realizará um retorno totalmente autônomo, disse a NASA, embora os controladores em solo tenham a capacidade de intervir e comandar a espaçonave remotamente, se necessário.
“Há algumas coisas que temos que fazer de forma diferente”, disse Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA, sobre a partida não tripulada da Starliner durante o briefing de 24 de agosto, quando anunciaram que a Starliner retornaria sem tripulação. Isso inclui fazer com que a Starliner se afaste da estação mais rapidamente do que o planejado.
Funcionários da NASA disseram nesse briefing que aguardariam até após o pouso para determinar os próximos passos do programa, incluindo se a agência formalmente classificará o caso como um fracasso.
“Conseguimos muito nesta missão e aprendemos muito sobre esta espaçonave”, disse Jim Free, administrador associado da NASA. “Vamos avaliar isso como fazemos com qualquer uma de nossas missões para ver se se encaixa em alguma das categorias que definimos como um acidente assim que recuperarmos a espaçonave.”
“Precisamos recuperar a espaçonave. Precisamos trabalhar em nossa sequência de eventos sobre quais mudanças faremos tanto para os vazamentos de hélio quanto para os propulsores, e então tomaremos uma decisão sobre o próximo voo”, disse Stich.
A partida da Starliner liberará um porto de acoplamento na estação para a próxima missão de rotação de tripulação, Crew-9, que lançará o mais cedo possível em 24 de setembro a bordo de um SpaceX Crew Dragon. Essa missão deveria enviar quatro pessoas — os astronautas da NASA Zena Cardman, Nick Hague e Stephanie Wilson e o cosmonauta da Roscosmos Alexsandr Gorbunov — para a estação.
A NASA agora planeja enviar apenas duas pessoas na Crew-9, liberando assentos que Wilmore e Williams usarão para seu retorno à Terra quando a Crew-9 terminar em fevereiro de 2025. A NASA não anunciou quais dos quatro membros originais da Crew-9 serão mantidos.
A Boeing não comentou sobre o retorno da Starliner ou outros aspectos do programa de tripulação comercial desde a decisão da NASA, além de uma breve declaração em 24 de agosto. “A Boeing continua a se concentrar, antes de tudo, na segurança da tripulação e da espaçonave. Estamos executando a missão conforme determinado pela NASA e estamos preparando a espaçonave para um retorno não tripulado seguro e bem-sucedido.”
A última atualização em um site da Boeing destinado a atualizações sobre o programa Starliner foi publicada em 2 de agosto, quando a empresa afirmou que “continua confiante na espaçonave Starliner e em sua capacidade de retornar com segurança com a tripulação.”
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