VLS: Foguete Deve Voar em 2015

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada dia (25/07) pelo site do jornal “O VALE” destacando que o Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) deverá voar em 2015.

Duda Falcão

Região

VLS: Foguete Deve Voar em 2015

São José dos Campos

25 de julho de 2010 - 09:19

A partir da entrega da nova Torre de Lançamento do VLS-1, prevista para novembro, o IAE irá iniciar os testes de integração do complexo, que prolongarão até fevereiro de 2011.

Para isso, será instalada no local uma réplica em tamanho natural do foguete espacial nacional, para que os técnicos e engenheiros possam realizar testes dos sistemas elétricos e eletrônicos do artefato.

O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB (Agência Espacial Brasileira), Himilcon Carvalho, informou que a expectativa é que o voo do VLS com carga útil deve ser realizado em 2015.

De acordo com o diretor do IAE, brigadeiro Francisco Pantoja, ao longo de 2011 está previsto a realização de testes dos primeiro e segundo estágios do VLS-1.
Em seguida, serão testados os terceiro e quarto estágios do foguete, etapas que precedem o lançamento real do VLS com carga útil.

História

O veículo espacial começou a ser projetado na década de 1980 e foram realizados lançamentos do VLS, em 1997 e 1999, mas as duas missões foram interrompidas por problemas no foguete. Desde então, os técnicos do IAE trabalham no aperfeiçoamento.

Nessa nova fase, os brasileiros contaram com a colaboração de especialistas russos. O VLS pode transportar carga útil de até 150 quilos.

Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 25/07/2010

Comentário: Pois é leitor, tá ai a prova de que ninguém se entende nos bastidores do Programa Espacial Brasileiro. A toda hora a opinião publica é invadida com uma salada de informações desencontradas fazendo com que o já sem prestigio PEB seja motivo de piada no país inteiro. É verdade que essa matéria foi publicada dois dias antes da matéria do jornal “O Estado do Maranhão” (veja a nota FTB é Lançado com Sucesso de Alcântara ) onde o Cel. Rodrigo Rangel (Diretor do CLA) declarava que as datas dos vôos tecnológicos XVT-01 e XVT 02 e do quarto vôo de qualificação do VLS-1 haviam sido antecipadas em dois anos, no entanto, a discrepância das informações entre essas matérias é algo absurdo e fica muito difícil assim qualquer brasileiro, principalmente o leigo, levar a sério esse tão importante programa para o país. Fica parecendo que o comando do PEB e composto por um bando de desmiolados irresponsáveis que estão a brincar com a opinião pública brasileira. Lamentável!

Comentários

  1. Olá Duda,

    segue abaixo uma reportagem dos interesses da Argentina em desenvolver um lançador de satélites próprio. Na reportagem a data pretendida para o voo é 2013. Particularmente acho muito difícil, a não ser que já haja um desenvolvimento "nos bastidores" de um foquete lançador argentino.

    De qualquer forma, caso se concretize, seremos ultrapassados por mais uma nação, só que agora ela está no "nosso quintal".

    Lamentável!

    Abraços, Marcelo.

    http://www.space-travel.com/reports/Argentina_plans_to_join_Space_Age_999.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário