Jovens Promissores - Matemática


Ola leitor!
Dando seqüência à série "Jovens Promissores" com exemplos de jovens brasileiros que vem se destacando em diversas áreas no Brasil no setor da ciência e tecnologia, segue abaixo uma notícia postada no dia (13/07), no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) sobre jovens brasileiros que se destacaram na "51ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)", que se realiza até hoje (14/07) na cidade de Astana no Cazaquistão.

Duda Falcão

Brasil Conquista Medalhas de Prata e de Bronze

Em Olimpíada Internacional de Matemática


13/07/2010 - 12:15

Crédito: Divulgação

Ganhadores da 51ª Olimpíada de Matemática


O Brasil obteve um bom resultado este ano na 51ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que se realiza até amanhã (14) na cidade de Astana no Cazaquistão, conquistando duas medalhas de Prata e uma de Bronze. Os estudantes Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA), e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), ganharam as medalhas de Prata, enquanto Gustavo Lisboa Empinotti, de Joinville (SC) obteve o bronze. O Brasil também conquistou três Menções Honrosas.

Este ano participaram do vertame 98 países. O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes, liderados pelos professores Edmilson Luis Rodrigues Motta, de São Paulo, e Marcelo Mendes de Oliveira, de Fortaleza (CE).

Um comitê internacional elegeu os problemas a serem resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia, os estudantes resolveram três problemas em quatro horas e meia de prova. A resolução destes problemas costuma requerer mais criatividade, engenho e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

Brasil e as Medalhas na IMO

O Brasil participa desta competição desde 1979 conquistando desde então um total de 90 medalhas, sendo oito de ouro, 23 de prata e 59 de bronze.

A participação nacional na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciências de Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Parabéns a esses jovens que foram ao outro lado do mundo buscar essas medalhas para o nosso país. Eles são mais um exemplo do que poderemos fazer se o governo entender de vez que não existe sociedade desenvolvida sem educação de qualidade e ciência e tecnologia.

Comentários

  1. Parabéns realmente, e que nossa educação possa evoluir para nível de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
  2. É Isso ai Sr. Alves de Melo!

    Sem educação de qualidade ficaremos aquém de nossa possibilidades.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário