INPE Realiza Evento Internacional Sobre Dinâmica Caótica

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisadores de todo o mundo discutem no INPE descobertas e aplicações da Dinâmica Caótica.

Duda Falcão


Pesquisadores do Mundo Todo Discutem no

INPE Descobertas e Aplicações da Dinâmica Caótica


21/07/2010

“Uma borboleta batendo as asas no Rio de Janeiro pode provocar uma tempestade em Nova Iorque uma semana depois”. A conhecida frase do meteorologista Edward Lorenz ilustra o conceito da sensibilidade à variação das condições iniciais, que é a característica fundamental da dinâmica caótica, tema da conferência que levará especialistas do mundo todo ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

De 25 a 30 de julho, o Dynamics Days South America 2010 abordará o caos, comportamento tão fundamental e comum na natureza que está presente nos mais diversos campos - da biologia à química, da astronomia e física à mecânica e eletrônica - e hoje explorado como base para o desenvolvimento de tecnologias sensíveis e do cotidiano, como são os casos dos CDs, DVDs e sistemas de comunicação.

Pesquisadores de 26 países discutirão os desdobramentos da teoria da dinâmica caótica e dos fenômenos não lineares, apresentando as últimas descobertas científicas e aplicações tecnológicas, para definir os desafios a serem considerados em trabalhos futuros de pesquisa e desenvolvimento.

O Dynamics Days foi criado em 1980, sendo a mais longeva e respeitada série internacional de encontros regionais da área de Dinâmica (aplicações da teoria de Sistemas Dinâmicos), caos e fenômenos não lineares. É periodicamente realizada nas regiões da América do Norte, Europa e Ásia.

“Esta iniciativa visa trazer o evento para a América do Sul. Caracteriza-se por ser uma conferência multi e interdisciplinar, que reúne pesquisadores, alunos e profissionais com formações básicas as mais diversas, incluindo engenheiros, físicos, químicos, biólogos e matemáticos, cujo interesse comum é a pesquisa interdisciplinar em ciência não linear e seus desdobramentos. Com este evento pretendemos criar um fórum que incentive, facilite e torne viável a realização de projetos conjuntos envolvendo pesquisadores de nossa região e voltados para problemas específicos da América do Sul”, declara Elbert E. N. Macau, pesquisador do INPE e membro do comitê internacional organizador da conferência.

Destaques

Durante os cinco dias da conferência, cerca de 300 participantes do mundo acadêmico estarão envolvidos em discussões, apresentações de plenárias, seminários e divulgação de trabalhos. Os mais importantes pesquisadores da área estarão presentes, incluindo alguns pioneiros. Entre eles o professor Edward Ott, que demonstrou ser possível o controle da dinâmica caótica mediante o uso de “pequenas perturbações”. Este trabalho sobre o controle de caos é considerado pela Associação Americana de Física como um dos 50 mais importantes e fundamentais da física do século passado e foi realizado em parceria com o pesquisador brasileiro Celso Grebogi e o americano James Yorke.

Outra presença de destaque será o Dr. Louis Pecora, cujo trabalho em sincronização entre sistemas caóticos também é considerado pela mesma associação americana como um dos 50 mais importantes e fundamentais do último século. Também devem ser citados os professores Jürguen Kurths, que vem dando contribuições expressivas e fundamentais em sincronização e redes complexas; Yin-Cheng Lai, responsável pelo entendimento de fenômenos não lineares e caóticos que estão levando a consideráveis aplicações tecnológicas; e Epaminondas Rosa, que apresenta a sincronização de fase na Natureza como um desdobramento do fenômeno de crise, além de identificar o fenômeno em vários sistemas experimentais.

Mais informações sobre a conferência no site www.lac.inpe.br/ddays


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários