CLA se Prepara para Lançar Novos Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/07) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), informando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza desde ontem (19/07) até o dia 06 de agosto a “Operação Fogtrein I – 2010”.

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara

Inicia Operação FOGTREIN I - 2010

20/07/2010 - 14h38

O Centro de Lançamento de Alcântara realiza, até o dia 6 de agosto, a Operação Fogtrein I - 2010. Diferente das operações anteriores, na Fogtrein I – 2010 ocorrerão os lançamentos de dois foguetes: um Foguete de Treinamento Básico – FTB, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento, e um Foguete de Treinamento Intermediário – FTI Experimental, visando à avaliação do projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e sua carga útil.

Ambos são fabricados pela empresa nacional AVIBRAS, que busca, com essas operações, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

Os lançamentos demonstram a capacitação e preparo do Centro de Lançamento de Alcântara, em conjunto com profissionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Além disso, comprovam a capacidade da indústria nacional de prover veículos competitivos para o fim a que se destinam, o de treinamento das equipes operacionais e verificação dos meios de solo do Centro de Lançamento.

Do ponto de vista ambiental a operação ocorrerá sem qualquer dano, visto a mínima dispersão de poluentes na queima do combustível sólido que se encontra dentro das normas dos órgãos de meio ambiente.

Todas as medidas de segurança também são tomadas prevenindo qualquer hipótese de acidente, já que toda área marítima e aérea são interditadas, além dos sobrevôos de esclarecimento de área pela aeronave P-95 – Bandeirante Patrulha, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (Esquadrão Netuno). A Operação conta ainda com apoio de equipe de resgate e salvamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Falcão, equipados com os helicópteros UH-1H.

Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Essa operação era aguardada com certa ansiedade pelo blog, já que a mesma tem também como objetivo testar pela primeira vez em vôo o novo foguete de treinamento do PEB, ou seja, o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) que como o FTB (Foguete de Treinamento Básico) foi desenvolvido pela Avibrás. O seu sucesso, qualificação e certificação poderá no futuro significar uma opção a mais de uso pela comunidade científica para experimentos em microgravidade, como divulgado no final de abril (ouça a entrevista do engenheiro Dolvim Dantas à Rádio da FAB clicando em FAB Convida Universidades para Testes no Espaço) pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Comentários