CLA Lançará Dois Foguetes de Treinamento

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia agora publicada no jornal “O Estado do Maranhão” do dia (21/07), sobre a “Operação Fogtrein I – 2010” que foi iniciada na segunda-feira (19/07) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

CLA Lançará Dois Foguetes de Treinamento

A operação Fogtrein I-2010, iniciada

segunda-feira, fará avaliação do

projeto de desenvolvimento do veículo

O Estado do Maranhão

21/07/2010

Segunda-feira, o Centro de Lançamento de Alcântara iniciou a Operação Fogtrein I - 2010, que se estenderá até o dia 6 de agosto. Nesta operação, estão previstos os lançamentos de dois foguetes: um Foguete de Treinamento Básico - FTB, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento, e um Foguete de Treinamento Intermediário – FTI Experimental, para a avaliação do projeto de desenvolvimento do veículo, incluindo o motor e sua carga útil.

Ambos são fabricados pela empresa nacional AVIBRAS, que busca, com essas operações, a obtenção de dados para qualificação e certificação do veículo.

O lançamento do foguete de treinamento básico está previsto para o dia 26, às 8h, e o do foguete de treinamento intermediário para o dia 2 de agosto, também às 8h.

Esses lançamentos vão contar com a participação de profissionais do Centro de Lançamento de Alcântara, em conjunto com profissionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Segundo o CLA, nos dias dos lançamentos as áreas marítima e aérea vão ser interditadas por medidas de segurança. Também haverá sobrevôos de esclarecimento de área pela aeronave P 95 – Bandeirante Patrulha, do 3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, Esquadrão Netuno. A operação contará ainda com apoio de equipe de resgate e salvamento do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, Esquadrão Falcão, equipados com os helicópteros UH-1H.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 07 - 21/07/2010

Comentário: Segundo a revista “Espaço Brasileiro” também estava previsto para acontecer uma operação de lançamento no final do mês julho do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Vamos aguardar os acontecimentos. Aproveito para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo o envio dessa matéria.

Comentários