Bauru Aprova 29 de Março Como o "Dia do Astronauta"

Olá leitor!

A Câmara municipal da cidade paulista de Bauru aprovou a comemoração do dia 29 de março como o “Dia do Astronauta Brasileiro”. Veja abaixo.

Duda Falcão

Dia do Astronauta Brasileiro é

Instituído na Cidade de Bauru

No mês de julho, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Bauru, foi aprovado, por unanimidade, a comemoração do dia 29 de Março como o "Dia do Astronauta Brasileiro". A nova data municipal foi oficializada como uma merecida homenagem ao Professor Marcos Pontes, o ilustre Bauruense que, com grande coragem, conhecimento e esforço pessoal, venceu todos os desafios necessários e realizou, com méritos, a Primeira Missão Espacial Brasileira, que decolou em 29 de Março de 2006 rumo à Estação Espacial Internacional, tornando-se o Primeiro Astronauta da história do Brasil.

“Bauru tem poucos heróis e o Marcos Pontes, único astronauta brasileiro e primeiro astronauta profissional do hemisfério Sul, nasceu aqui. Queremos que esse dia não caia no esquecimento. Pela primeira vez nós vimos o País inteiro torcendo para que tudo desse certo, e não era relacionado ao esporte, como no futebol, e sim com educação, ciência e tecnologia” explica o vereador Fernando Mantovani, responsável pela iniciativa do projeto.

Além da questão de patriotismo, o projeto cria uma oportunidade para as escolas realizarem atividades relacionadas ao feito, inspirando os jovens a sonhar e pensar grande. “Este é um fator motivador tanto para professores e alunos, na questão dos estudos tecnológicos em busca de sonhos e realizações”, afirma Vera Caserio, secretária de educação de Bauru.

“Depois de 2 anos de lutas para preservar a memória de meu amigo, junto a nossa querida Bauru, foi instituído oficialmente a data no calendário da cidade”, comemora Marivaldo Campos Brito, idealizador do projeto, aeromodelista e técnico em eletrônica.

Emocionado com a homenagem, Marcos Pontes agradeceu: “Eu nasci em Bauru. Tenho orgulho das minhas raízes e sempre carrego minha querida cidade dentro do meu coração. O mundo todo percebeu que ela, e todos os Bauruenses, também estiveram comigo no espaço. Ao longo de toda a minha vida eu tenho servido o meu País da melhor forma que consigo: até 1998, como mais um militar na defesa do nosso espaço aéreo; de 1998 até hoje, na função civil de Astronauta, representando as nossas cores fora do planeta e também ensinando pessoas, na nobre função de Educador. Essa homenagem, que eu agradeço de coração e alma, representa para mim a oportunidade de continuar a servir o País mesmo depois da morte. Pelo menos uma vez por ano, todos os jovens serão lembrados do poder que a educação e a honesta persistência têm, juntos, para a realização de todos os seus sonhos de vida. Obrigado Bauru. Obrigado Marivaldo. Obrigado Mantovani. Obrigado a todos vocês!"

Sobre Marcos Pontes:

Marcos Pontes é mestre em engenharia de sistemas, professor, pesquisador, engenheiro aeronáutico, consultor, escritor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta. Oriundo de família humilde, começou sua carreira como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP). Foi oficial aviador e piloto de testes da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo funções militares até 1998, quando foi selecionado, por concurso público, para servir o Brasil na função civil de Astronauta no Programa da Estação Espacial Internacional, na NASA. Atualmente, Pontes continua à disposição do Programa Espacial Brasileiro, aguardando escalação para o segundo vôo espacial. Enquanto isso, trabalha como Diretor Técnico Espacial do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico, pesquisador e professor convidado da Universidade de São Paulo, escritor, consultor e palestrante especialista em performance e desenvolvimento pessoal e profissional.

Sobre a Primeira Missão Espacial Tripulada por um Brasileiro:

No dia 29 de março de 2006, Pontes decolou a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8 rumo à Estação Espacial Internacional, retornando à Terra no dia 09 de abril de 2006. A “Missão Centenário”, foi idealizada e coordenada pela Agência Espacial Brasileira – AEB, com os objetivos de fomentar pesquisas em microgravidade no Brasil, divulgar o programa espacial, motivar crianças e jovens para as carreiras de ciência e tecnologia, e comemorar o Centenário do primeiro vôo realizado por Santos Dumont.

Notícias, fotos e maiores informações: www.marcospontes.com.br

OBS: Com informações do Sr. Hermes Suzuki da Assessoria de Imprensa do Astronauta Marcos Pontes ao qual o blog “BRAZILIAN SPACE” agradece pelo envio da notícia.

Comentários