INPE Concluiu Campanha de Testes do Sistema de Coleta de Dados Ambientais em Voo Estratosférico

Caros entusiastas das atividades espaciais!
 
Fotos: INPE
Preparação para o lançamento em voo estratosférico.

No dia 19/12, o portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) noticiou que, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o instituto concluiu uma campanha de testes do Coletor de Dados Ambientais (Environmental Data Collector – EDC), realizada entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025, por meio de um voo estratosférico com balão. O sistema foi desenvolvido pela Coordenação Espacial do Nordeste (COENE), unidade do Instituto em Natal (RN), com apoio da Divisão de Pequenos Satélites (DIPST), em São José dos Campos (SP).
 
De acordo com a nota do portal, o EDC foi projetado para integrar missões de pequenos satélites, como CONASAT, FloripaSat e BiomeSat, atualmente em desenvolvimento sob coordenação da DIPST. Sua função é receber e decodificar sinais de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCDA), ampliando a capacidade nacional de monitoramento ambiental por satélite.
 
Lançamento (em voo).

Antes do lançamento em órbita, o sistema passou por uma série de ensaios em laboratório, testes de radiofrequência em campo aberto e experimentos na Plataforma Multimissão para balões estratosféricos. A estratosfera é considerada um ambiente adequado e de baixo custo para esse tipo de validação, por reproduzir parcialmente condições encontradas no espaço, como variações de temperatura, pressão e níveis de radiação.
 
Durante o voo, o EDC embarcado na plataforma coletou dados ambientais e transmitiu as informações para estações terrenas de baixo custo, responsáveis pelo rastreamento do balão, recepção de telemetria e envio de telecomandos. Os resultados indicaram desempenho satisfatório do sistema em altitudes de até 32 quilômetros, com sucesso na recepção e decodificação dos sinais de PCDs localizadas na região de Natal (RN).
 
Recuperação após o voo.

A campanha contou com a participação dos servidores da DIPST, Auro Tikami e Antonio Cassiano Julio Filho, e da COENE, Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, Marco Aurélio Nunes Silva, Francisco Raimundo da Silva, Victor Alexandre de Souza Carvalho e Francisco Hélio Lopes de Carvalho.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários