Isar Aerospace Assinou Contrato Para Lançar Missão de Demonstração em Órbita da ESA
Caros entusiastas do BS!
Crédito: Isar Aerospace
No dia de hoje (02/12), o portal European Spaceflight noticiou que a empresa alemã de foguetes Isar Aerospace assinou um contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para lançar uma missão do programa europeu de Demonstração em Órbita e Validação em Órbita (IOD/IOV).
De acordo com a nota do portal, a Isar Aerospace realizou o voo inaugural de seu foguete Spectrum, de 28 metros e dois estágios, em 30 de março, embora o voo tenha terminado menos de um minuto após deixar a plataforma de lançamento. No início de novembro, a empresa anunciou que havia transportado os estágios para o segundo voo do Spectrum até o local de lançamento na Noruega, enquanto se preparava para a segunda tentativa.
Em 1º de dezembro, a Isar Aerospace anunciou que havia assinado um contrato com a ESA para lançar a missão ΣYNDEO-3 como parte do programa IOD/IOV. O acordo representa o terceiro programa conjunto distinto ESA–UE para o qual a Isar Aerospace foi contratada para fornecer serviços de lançamento. Em agosto, a empresa garantiu dois contratos no âmbito da Flight Ticket Initiative da ESA e, em setembro, assinou um acordo de serviço de lançamento com a R-Space como parte do programa Marketplace da ESA.
“A crescente confiança da ESA e da União Europeia na Isar Aerospace para novas missões destaca como as instituições estão reconhecendo a importância de fazer parcerias com inovadores comerciais para construir conjuntamente capacidades espaciais soberanas para a Europa”, disse Stella Guillen, diretora comercial (CCO) da Isar Aerospace.
O programa IOD/IOV é uma iniciativa da Comissão Europeia administrada pela Agência Espacial Europeia, que visa acelerar a maturação de novas tecnologias espaciais europeias por meio da disponibilização de oportunidades de voo. Pelo programa, experimentos selecionados ou satélites prontos para voar recebem apoio para agregação, lançamento e até um ano de operações em órbita.
A Redwire atua como contratada principal para a missão ΣYNDEO-3, fornecendo sua plataforma de satélite Hammerhead. A espaçonave levará 10 cargas úteis distintas da Comissão Europeia e de instituições da Espanha, França, Alemanha, Itália e Luxemburgo. O satélite será construído e integrado na instalação da Redwire na Bélgica. Segundo a Isar Aerospace, a missão deverá ser lançada não antes do quarto trimestre de 2026.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário