Competition for Hypersonic Vehicles Resumes

Hello reader!

It follows a note published on the day (01/21), in the site "www.space-travel.com", standing out the competition for Hypersonic Vehicles resumes.

Duda Falcão

ROCKET SCIENCE

Competition for Hypersonic Vehicles Resumes

by Ilya Kramnik
Moscow (Voice of Russia) Jan 21, 2013

In the US an experimental hypersonic
vehicle has been developed.
The Russian Defence Ministry will start testing advanced hypersonic missiles in the coming summer. At present, Russia is conducting research in several areas of developing hypersonic technology, but it's unclear which will be successful.

The work on hypersonic vehicles conducted by the Soviet Union and the U.S. during the Cold War was suspended after it was ended. But it has restarted now. Both countries are aimed at creating guided means of destruction which should be an alternative to intercontinental ballistic missiles. This task was set at the dawn of the hypersonic technology.

At present, the main task is to develop an engine capable of giving the vehicle necessary speed. The manoeuvering warheads are not facing this problem because the booster gives them the necessary speed. The present task is to develop a hypersonic reusable vehicle.

This task is being solved in the U.S. where an experimental vehicle X-27 has been developed. Its testing started in 2010. At present, it is making the third orbital flight started in December 2012.

It will continue for several months. The testing is aimed at developing a hypersonic weapon carrier capable of manoeuvering in the orbit and entering the atmosphere to launch attacks on anywhere in the world.

But many problems, such as the designing of the vehicle, developing navigation and communication systems, are yet to be solved to achieve this goal. The traditional radio communication and radio navigation are not working during flights at hypersonic speeds in the atmosphere.

Russian developments of hypersonic vehicles are moving in several directions.

Russian specialists have achieved great success in developing manoeuvering warheads. Such warheads that are heavier and bigger than ordinary ones are capable of manoeuvering in the atmosphere. This excludes their interception by the existing and promising anti-missile defence systems.

A hypersonic missile for the Russian Navy will be developed in the next few years. The Tsirkon anti-ship system should be based on the hypersonic missile that is being developed by Russia and India on the basis of the Bramos missile.

The Russian Air Force is interested in such missiles but the speed of the missiles for it should be more than ten times the speed of sound.



Comentário: Pois é leitor e o Brasil na medida das suas possibilidades está nessa competição também. O Instituto de Estudo Avançados (IEAv) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER) com o apoio do Ministério da Defesa (MD), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem desenvolvendo três projetos na área hipersônica, sendo o mais conhecido deles o do Veículo Hipersônico Aeroespacial 14-X, veículo esse que as ultimas notícias davam conta de que o seu motor já se encontrava e testes no T3 (túnel 3) do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, de que o seu VAH-Veículo Acelerador Hipersônico (veículo derivado do VSB-30) já estava em desenvolvimento em parceria com diversas empresas e entre elas a BRITANITE (responsável pelo estágio de acoplamento do 14-X), a MECTRON (responsável pelo subsistema de telemetria), e a FLIGHT TECHNOLOGIES (responsável pelo controle de altitude do veículo) e também previam o primeiro teste de voo atmosférico (dos quatro previstos)  do VAH/14X para o ano de 2013, mas até o momento não houve qualquer notícia do andamento desse projeto. Vale lembrar também que IEAv trabalha também com mais dosi projetos nessa área hipersônica. São eles: o projeto do “Veículo Hipersônico Aeroespacial Simetria Axial”, que também deverá ser lançado através de um VAH e o projeto do Veículo Hipersônico Aeroespacial DVPL, esse de propulsão a laser que está em desenvolvimento em parceria com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Research Laboratory - AFRL) dentro do programa “International Beep Research Collaboration”, que conta também com a com a participação "Rensselaer Polytechnic Institute (RPI)", também dos EUA, e que visa em sua primeira fase realizar um voo atmosférico de até 10 km de altitude. Entretanto, curiosamente e diferentemente do IAE e o INPE, parece-me que nesses projetos não existem problemas de ordem financeira e todos eles estão bem financiados. No entanto, nem tudo é azul, pois apesar de não faltar recursos financeiros, o IEAv também passa por um sério problema de recursos humanos devido a já conhecida política adotada pelo governo, e não seria diferente com esses projetos. Em resumo, temos dinheiro, mas nos falta profissionais em número suficiente para que esses projetos possam avançar com mais rapidez. Se não me engano a equipe hipersônica do IEAv não chega a dez profissionais e a maioria deles são bolsistas. Lamentável! Vamos aguardar que em breve o IEAv possa liberar maiores informações sobre o andamento desses três projetos.

Comentários

  1. E aí Duda. O tunel de testes que temos é único no mundo, não? Ouvi falar que os americanos tentaram fazer um semelhante ao nosso mas não tiveram sucesso.

    O site da IAEv está totalmente desatualizado e isso demonstra o que você falou: devem ser muitos poucos profissionais para dar conta de alguns promenores.

    Outra pergunta, será que não vão querer levar adiante a familia Cruzeiro do Sul por causa das possibilidades futuras desse experimento transportar cargas espaciais e de fazer viagens até mesmo em espaço profundo? Segundo aquilo que você falou aqui, esses experimentos deve se tornar algo palpável daqui a 15 ou 20 anos.

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  2. Olá Israel!

    Não sei se o T3 é o único do mundo, nem se o túnel que os americanos tentaram fazer segundo você não tenha funcionado, mas sei lhe dizer que o T3 é realmente fantástico e já tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Além disso, o IEAv dispõe dos T1 e do T2, que são menores, todos desenvolvidos no Brasil, e se não me engano o instituto já está prevendo um upgrade do T3.

    Quanto a sua segunda pergunta, o programa "Cruzeiro do Sul" é um programa do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e não do IEAv, e o fato da tecnologia hipersônica poder estar disponível para o Brasil em 15 ou 20 anos, não inviabiliza tecnologicamente o investimento nesse programa Cruzeiro do Sul, já que quando a tecnologia hipersônica estiver disponível, ela estará ainda em seus primórdios e os foguetes tradicionais ainda estarão sendo utilizados na grande maioria das missões espacias, entende?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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    Respostas
    1. Não falei que era O único, mas único no mundo. Tinha visto essa informação em outras fontes, mas parece ser verdade segundo diz aqui:

      "O T3 - TÚNEL DE VENTO HIPERSÔNICO PULSADO - é o único túnel de vento hipersônico do mundo capaz de fazer experimentos com propulsão a laser."

      Chutei na dedução sobre o futuro da familia Cruzeiro do Sul, mas como ainda não definiram sua continuação e como esse tal projeto que já falei, o Skylon, utiliza uma tecnologia semelhante a esse sistema de ar-aspirado (podendo ficar pronto dentro desse periodo de 15 à 20 anos) isso levou-me a crer que nesse periodo o Brasil já pudesse iniciar algo.

      Foi só para ter uma idéia. Provavelmente o foco é mesmo os primeiro dois veículos da família (que determinarão boa parte do projeto).

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  3. A NASA tem túnel hipersônico

    vejam: http://www.grc.nasa.gov/WWW/Facilities/ext/htf/index.html

    Vários países como a Alemanha, Inglaterra, Japão entre outros tem estes túneis.

    A NASA já tinha estes túneis nos anos 60 para o projeto Apollo e outros.

    Abraços
    Miraglia

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  4. Outra coisa, o gerador do lazer nós recebemos dos americanos pois não produzimos, em troca repassamos as experiencias e os resultados das pesquisas realizadas no túnel hipersônico e alem disso, recebemos visitas periódicas dos pesquisadores americanos no IEAV.

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  5. Olá Membro Delegado!

    Verdade, o gerador a laser do T3 foi fornecido pelos americanos. Entretanto, não é tudo que é passado para eles, só as informações relacionadas com as pesquisas conjuntas. No caso da Propulsão a Laser por exemplo, o canhão a Laser que será utilizado para lançar o Veículo Aeroespacial DVPL está sendo desenvolvido no próprio IEAv.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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