Missão Brasileira à China Discute Próximos Passos do Satélite CBERS-5

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fotos: Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (INPE)

Em 11 de abril, o portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que pesquisadores da instituição participaram de uma Missão Oficial do Governo Brasileiro à China para avançar nas tratativas sobre o Satélite CBERS-5. Durante o encontro bilateral, foram discutidos os requisitos técnicos e operacionais desse novo satélite geoestacionário.
 
De acordo com a publicação, entre os dias 31 de março e 4 de abril, uma comitiva brasileira esteve na China para debater os próximos passos do projeto CBERS-5 — satélite meteorológico e ambiental geoestacionário que representa um avanço significativo na capacidade de monitoramento climático e previsão de eventos extremos no Brasil e em toda a América do Sul.
 
A delegação foi composta por representantes de alto escalão do INPE, da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob a liderança do chefe de gabinete do MCTI, Rubens Diniz. Pelo INPE, participaram o diretor Antonio Miguel Vieira Monteiro; o coordenador-geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Adenilson Roberto da Silva; e o meteorologista Gilvan Sampaio de Oliveira, ex-coordenador-geral de Ciências da Terra.
 
As reuniões com instituições chinesas parceiras tiveram como objetivo estabelecer as bases técnicas e estratégicas para o desenvolvimento conjunto da Missão CBERS-5. O encontro reforçou o compromisso bilateral em desenvolver tecnologias de ponta voltadas à previsão do tempo e clima, ao monitoramento de eventos extremos e às ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
 
Próximas Etapas
 
A missão alcançou avanços significativos, com a consolidação de entendimentos fundamentais que orientarão a próxima fase do projeto. Os acordos preliminares estabelecidos abrem caminho para as definições técnicas que serão aprofundadas em futuras reuniões.
 
Como desdobramento dessas tratativas, está prevista, nas próximas semanas, a visita de uma comitiva técnica chinesa ao Brasil. O objetivo será dar continuidade às discussões técnicas do projeto, por meio de reuniões com as equipes do INPE, da AEB e do MCTI, além de visitas às instalações brasileiras envolvidas no desenvolvimento do CBERS-5.
 

Sobre o CBERS-5
 
O CBERS-5 é fruto da bem-sucedida cooperação Brasil-China na área de satélites de observação da Terra. O novo projeto marca a entrada do Brasil no seleto grupo de países com capacidade para desenvolver e operar satélites geoestacionários, ampliando a autonomia nacional nas áreas de meteorologia e de aplicações que dependem deste tipo de tecnologia.
 
Assinado em junho de 2024, o acordo para o desenvolvimento do CBERS-5 prevê um satélite com capacidade de monitoramento contínuo do território brasileiro, fornecendo dados em tempo real para aprimorar a previsão de tempestades, secas, enchentes e outros fenômenos ambientais críticos.
 
A iniciativa está alinhada às prioridades do governo federal para o fortalecimento da infraestrutura de monitoramento ambiental e a resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, como eventos extremos cada vez mais frequentes.
 

O projeto reforça uma parceria de décadas entre Brasil e China, que já resultou no lançamento de seis satélites da série CBERS (CBERS-1 a CBERS-4A), além do CBERS-6, atualmente em fase de desenvolvimento.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários