Kongsberg Construirá 280 Satélites Leves Para a Rede de Banda Larga da SpinLaunch
Caros leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia de hoje (28/04), o portal Space Daily noticiou que a Constelação Meridian Space da SpinLaunch está inaugurando um modelo de nova geração para banda larga orbital, combinando um conjunto de tecnologias de ponta nunca antes utilizadas em uma rede comercial de satélites. A colaboração entre a Kongsberg NanoAvionics e a SpinLaunch inicialmente produzirá dois protótipos e, em seguida, avançará para a produção em série de 280 satélites.
De acordo com a nota do portal, os engenheiros estão desenvolvendo um satélite protótipo adaptado para oferecer tanto desempenho aprimorado quanto adaptabilidade ao lançamento. Cada unidade, com cerca de 70 quilos, representa uma redução significativa de peso em comparação com os satélites de comunicação tradicionais, resultando em desempenho superior por unidade de massa.
Aproveitando uma plataforma inovadora e sistemas eletrônicos e cargas úteis altamente eficientes, os satélites serão capazes de fornecer cobertura contínua de banda larga global com capacidade de terabits por segundo, entregue por meio de um único lançamento.
Para reforçar seu compromisso com a entrada da Meridian no mercado, a Kongsberg Defence and Aerospace também fez um investimento minoritário na SpinLaunch, apoiando a comercialização mais ampla do sistema avançado de comunicações por satélite. Ambas as organizações enfatizaram o potencial da parceria para oferecer soluções de conectividade sustentáveis e com melhor custo-benefício em escala global.
“A solução Meridian Space, com o apoio da KONGSBERG, oferecerá uma capacidade de banda larga significativamente maior em uma constelação de satélites em comparação com o que está disponível no mercado atualmente”, disse Eirik Lie, presidente da Kongsberg Defence and Aerospace.
Projetada para atender à crescente demanda por comunicações flexíveis, de alta capacidade e seguras, a constelação de satélites terá como alvo setores empresariais como os mercados marítimo, industrial e de infraestrutura remota. A conectividade será acessível por meio de dispositivos independentes de terminal, ampliando o acesso à banda larga via satélite em diversos setores.
“Nossa parceria de fornecimento para a Meridian é um exemplo claro de como a Kongsberg NanoAvionics viabiliza missões de satélites complexas com tecnologia padronizada e escalável”, acrescentou Atle Wollo, CEO da Kongsberg NanoAvionics.
Olhando para o futuro, a SpinLaunch planeja expandir a rede Meridian para um total de 1.200 satélites, conforme previsto em suas solicitações de espectro feitas em 2021.
“A Kongsberg NanoAvionics traz um histórico sólido na fabricação de pequenos satélites, o que se alinha bem ao nosso objetivo de levar ao mercado uma constelação de satcom altamente diferenciada”, disse David Wrenn, CEO da SpinLaunch. “Juntos, estamos dando passos concretos para oferecer um serviço de banda larga de alta velocidade, confiável e de baixo custo a empresas globais.”
Para atender à demanda de produção da construção dos 280 satélites, a Kongsberg NanoAvionics expandirá suas operações com a abertura de uma nova unidade de montagem e testes em sua sede europeia em Vilnius, na Lituânia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário