Blue Origin Lança Voo Suborbital Apenas Com Mulheres a Bordo do New Shepard
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Transmissão da Blue Origin
Ontem (14/04), o portal SpaceNews noticiou que a Blue Origin realizou o lançamento de seis mulheres a bordo de sua espaçonave New Shepard, em um voo suborbital. Entre as participantes estavam uma estrela pop e uma apresentadora de TV.
De acordo com a nota do portal, o New Shepard decolou às 9h30, no horário da Costa Leste dos EUA, a partir do Launch Site One da empresa no oeste do Texas, após uma contagem regressiva sem problemas. A cápsula da nave, chamada RSS Kármán Line, atingiu uma altitude máxima de 106 quilômetros antes de pousar 10 minutos e 21 segundos após a decolagem.
A missão NS-31, o 11º voo suborbital tripulado da empresa, seguiu um perfil de voo rotineiro, mas com uma tripulação única. Foi a primeira missão da empresa a levar apenas mulheres e o primeiro voo espacial totalmente feminino desde que Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher no espaço em um voo solo em 1963.
As seis participantes do voo NS-31 foram:
* Aisha Bowe, ex-engenheira da NASA que fundou empresas de tecnologia em engenharia e educação;
* Kerianne Flynn, cineasta que atua com várias organizações sem fins lucrativos;
* Gayle King, coapresentadora do programa de TV “CBS Mornings”;
* Amanda Nguyễn, cientista e defensora dos direitos de sobreviventes de violência sexual;
* Katy Perry, famosa cantora pop; e
* Lauren Sánchez, piloto e ex-jornalista, noiva do fundador da Blue Origin, Jeff Bezos.
A natureza do voo atraiu muito mais atenção do que o normal, incluindo uma transmissão ao vivo de 90 minutos feita pela empresa antes do lançamento. As seis participantes também usaram macacões espaciais personalizados, desenhados por uma marca de moda e encomendados por Sánchez, com materiais e cortes diferentes dos usados em voos anteriores do New Shepard. Entre os convidados no lançamento estavam Oprah Winfrey e membros da família Kardashian, conhecida pelo reality show.
No entanto, essa atenção extra trouxe também algumas críticas sobre o voo. A atriz Olivia Munn questionou o propósito da missão em uma entrevista à NBC em 3 de abril: “O que elas vão fazer lá em cima que vai melhorar a nossa vida aqui embaixo?” Em um artigo de opinião publicado no New York Times em 9 de abril, a escritora Jessica Grose comparou o voo com a demissão da cientista-chefe da NASA, Kate Calvin, concluindo que o “espetáculo espacial moralmente vazio deveria ser mais um prego no caixão do feminismo das celebridades”.
Embora o foco tenha sido nas celebridades a bordo, a missão também incluiu um pouco de ciência. Sánchez levou uma pequena carga útil da organização Teachers In Space (Professores no Espaço), contendo sensores para coletar dados que serão usados por estudantes e professores em projetos educacionais.
Esse foi o terceiro voo do New Shepard neste ano, após o voo tripulado NS-30 em 25 de fevereiro e o voo não tripulado NS-29 em 4 de fevereiro, que girou a cápsula para simular a gravidade lunar em experimentos a bordo.
Dave Limp, CEO da Blue Origin, disse durante a Commercial Space Conference, em fevereiro, que a empresa continua comprometida com o New Shepard, mesmo enquanto começa a lançar seu foguete orbital New Glenn e trabalha em outros projetos, como o módulo lunar Blue Moon. Ele destacou o forte interesse no que chamou de “experiência profunda” do voo espacial suborbital.
“Acredito que o New Shepard será um ótimo negócio para nós”, afirmou ele na ocasião.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário