A Sonda Lucy da NASA Sobrevoou o Asteroide Donaldjohanson no Domingo de Páscoa

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia de ontem (20/04), o portal Space.Com informou que a Sonda Lucy da NASA iria sobrevoar Asteroide Donaldjohanson nesse mesmo Domingo de Páscoa.
 
Crédito da imagem: NASA/GSFC
Uma representação artística mostra a espaçonave Lucy, da NASA, durante sua passagem próxima ao asteroide Donaldjohanson.

De acordo com a matéria, o Domingo de Páscoa deste ano foi tudo, menos um dia de descanso para a comunidade astronômica, pois os holofotes estavam voltados para a sonda Lucy, da NASA, que realizou uma passagem próxima ao asteroide Donaldjohanson às 13h51 (horário de Brasília) ou 17h51 (GMT) de 20 de abril de 2025.
 
Lançada em 2021, Lucy está em uma missão de 12 anos rumo à órbita de Júpiter, onde estudará oito asteroides troianos — relíquias do início do sistema solar que podem conter pistas sobre a origem dos planetas e, possivelmente, os ingredientes da vida. Mas antes de alcançar esses alvos distantes, a sonda realiza alguns "ensaios gerais".
 
O primeiro deles ocorreu em 1º de novembro de 2023, quando Lucy sobrevoou o asteroide Dinkinesh. Neste domingo, a espaçonave fez sua segunda aproximação, passando a cerca de 1.000 quilômetros (aproximadamente 620 milhas) do asteroide Donaldjohanson — uma oportunidade valiosa para testar seus instrumentos científicos em pleno funcionamento.
 
Entre os equipamentos a bordo estão o L'Ralph, uma câmera colorida com espectrômetro de imagem infravermelha; o L'LORRI, um imageador de longo alcance de alta resolução; e o L'TES, um espectrômetro de emissão térmica no infravermelho distante.
 
“Vamos observar Donaldjohanson como se fosse um dos asteroides troianos, porque queremos um ensaio completo”, explicou o professor Phil Christensen, da Universidade Estadual do Arizona, criador do L'TES, em uma entrevista em vídeo antes do sobrevoo. O objetivo, segundo ele, é analisar a composição do asteroide.
 
Crédito da imagem: SwRI/ESA/OSIRIS/NASA/Goddard/Johns Hopkins APL/NOIRLab/University of Arizona/JAXA/University of Tokyo & Colaboradores
Visualização comparativa do tamanho de diferentes asteroides. Donaldjohanson é significativamente maior do que Bennu, Ryugu e Dinkinesh.

O encontro entre Lucy e Donaldjohanson carrega um simbolismo especial. A missão da NASA foi batizada em homenagem ao famoso fóssil de australopiteco de três milhões de anos, descoberto na Etiópia em 1974, que ajudou a decifrar a evolução humana. E quem fez essa descoberta? O paleoantropólogo Donald Johanson, fundador do Instituto de Origens Humanas da Universidade Estadual do Arizona.
 
Durante a entrevista em vídeo, Johanson conversou com Christensen sobre a missão Lucy. Em certo momento, Christensen fez uma pergunta curiosa: caso seja descoberto um asteroide secundário — algo relativamente comum, já que muitos asteroides viajam em pares — como Johanson gostaria que ele fosse nomeado?
 
“Ah, vou ter que pensar seriamente sobre isso”, respondeu Johanson, sorrindo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários