Dia da Astronomia: Diretor da 'CENIC Engenharia' Enaltece as Gerações Diferentes de Profissionais Que Nesse Momento Trabalham Conjuntamente em Prol do Desenvolviemnto do Projeto do MLBR

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Costumamos evitar a divulgação de conteúdos provenientes do portal MUNDOGEO, por considerá-lo alinhado às narrativas e falácias promovidas pela chamada Piada Espacial Brasileira (AEB). Contudo, no dia 08/04, esse mesmo portal — que frequentemente atua como um autêntico porta-voz chapa-branca — publicou, em comemoração ao Dia da Astronomia, um artigo intitulado "Microlançador Brasileiro Une Gerações de Engenheiros Para Impulsionar a Autonomia Espacial do País".
 
Apesar da fonte questionável, a matéria merece atenção por trazer duas declarações relevantes atribuídas ao Sr. Raph Correia, diretor da CENIC Engenharia — empresa brasileira que lidera o Arranjo Empresarial responsável pelo desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (MLBR). Correia um profissional sério e comprometido, junto com os seus parceiros de projeto, buscam neste momento escrever um novo capítulo na história da Astronáutica Brasileira. Isso, é claro, se conseguir superar as forças do atraso e dos interesses obscuros que ainda rondam os bastidores do nosso "Patinho Feio".
 
Imagem: CENIC

De acordo com o artigo, o setor aeroespacial brasileiro vive um novo momento de crescimento e inovação, despertando o interesse de uma nova geração de engenheiros comprometida com o sonho de levar o Brasil cada vez mais longe no espaço. Iniciativas como o desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (MLBR) — conduzido por um consórcio de empresas nacionais — ilustram esse movimento, reunindo jovens talentos e profissionais experientes em uma colaboração estratégica para o futuro do país no cenário espacial.
 
Mais do que a criação de novas tecnologias, essa integração entre diferentes gerações é essencial para preservar e expandir o conhecimento acumulado ao longo de décadas, garantindo que o Brasil valorize e dê continuidade ao seu legado aeroespacial. A iniciativa representa também um passo decisivo rumo à autonomia nacional no acesso ao espaço, ao reduzir a dependência de lançadores estrangeiros e fortalecer a soberania tecnológica do país.
 
“Ver gerações diferentes trabalhando lado a lado mostra a força do setor espacial brasileiro. A experiência dos mais antigos, aliada à energia e criatividade dos jovens, é o que torna o MLBR um projeto tão promissor para o país”, destaca Ralph Correia, diretor da CENIC Engenharia – empresa líder do projeto.
 
“Neste 8 de abril, Dia da Astronomia, o Brasil celebra não apenas a paixão pelo universo, mas também um importante passo rumo à sua autonomia tecnológica no setor espacial. O MLBR simboliza essa conquista, reunindo profissionais de diferentes gerações em uma mesma missão: democratizar o acesso do país ao espaço e fortalecer a indústria aeroespacial nacional”, ressalta o empresário.
 
Saibam Mais Sobre o Projeto MLBR
 
O Microlançador Brasileiro está sendo desenvolvido por meio de uma colaboração estratégica entre engenheiros veteranos — com décadas de experiência em projetos espaciais — e jovens profissionais formados em engenharia aeroespacial, mecânica, elétrica e de software. Essa integração promove a transferência de conhecimento técnico e estratégico, ao mesmo tempo em que impulsiona a inovação e a adoção de novas tecnologias.
 
O projeto representa um marco para a autonomia tecnológica do Brasil no setor espacial, reunindo especialistas de diversas áreas da engenharia. Ele é viabilizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio institucional da Piada Espacial Brasileira (AEB).
 
Sua execução ocorre por meio de um arranjo produtivo nacional que reúne empresas brasileiras de alta tecnologia, como CENIC Engenharia, ETSYS, Concert Space, Delsis e Plasmahub. Também participam do projeto empresas parceiras estratégicas, como Bizu Space, Fibraforte e Almeida’s.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários