O Módulo Lunar Gateway Alcança 'Fase Final de Montagem' Para as Missões Artemis
Caros leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (28/04) o portal Space Daily noticiou que o Programa Gateway da NASA está avançando de forma constante à medida que continuam os preparativos para a exploração do espaço profundo, em parceria com colaboradores comerciais e internacionais. A estrutura primária do HALO (Posto Avançado de Habitação e Logística) chegou recentemente à instalação da Northrop Grumman em Gilbert, Arizona, onde passará pelo processo final de montagem e por testes rigorosos de verificação.
De acordo com a nota do portal, projetado para dar suporte aos astronautas do programa Artemis, o HALO oferecerá alojamento essencial, instalações de pesquisa e espaço de trabalho. O módulo contará com sistemas cruciais de comando e controle, gerenciamento de energia, distribuição elétrica, regulação térmica e processamento de dados a bordo.
Transportado da Thales Alenia Space, em Turim, na Itália, no dia 1º de abril, a chegada do HALO foi marcada por um evento especial em 24 de abril. Representantes da Northrop Grumman e da NASA — incluindo Lori Glaze, Administradora Associada Interina da NASA para Desenvolvimento de Sistemas de Exploração; Jon Olansen, Gerente do Programa Gateway; e o astronauta Randy Bresnik — destacaram a importância dessa conquista. Estiveram presentes também Todd Ericson, Conselheiro Sênior do Administrador da NASA, autoridades regionais e líderes da indústria e do meio acadêmico, que visitaram a instalação e participaram de demonstrações em realidade virtual apresentando as capacidades do HALO.
Durante sua permanência no Arizona, engenheiros e técnicos instalarão os sistemas essenciais para as operações do HALO, incluindo linhas de fluidos e elétricas para transferência de propelente e distribuição de energia. Radiadores para controle térmico, racks para sistemas de suporte à vida e aviônicos, além de hardware de acoplamento para a espaçonave Orion, módulos de pouso lunar e outras naves visitantes, também serão integrados.
O módulo também abrigará o sistema Lunar Link, desenvolvido pela ESA (Agência Espacial Europeia), que fornecerá comunicações essenciais entre os ativos lunares e o controle da missão na Terra. Após a finalização da montagem, o HALO passará por testes integrados de espaçonave, incluindo provas em vácuo térmico, acústica, vibração e choque, a fim de validar sua prontidão para operações no espaço profundo.
Enquanto isso, o desenvolvimento do Elemento de Potência e Propulsão do Gateway avança nas instalações da Maxar Space Systems em Palo Alto, Califórnia. Esse sistema de propulsão elétrica solar utiliza energia solar para gerar e acelerar íons de xenônio a velocidades superiores a 80.000 km/h, proporcionando impulso contínuo para movimentação da espaçonave.
Na Maxar, os técnicos estão montando o cilindro central do elemento e o conectando aos tanques de propulsão, além de instalar os sistemas de aviônicos. O primeiro dos três propulsores de 12 quilowatts já chegou ao Centro de Pesquisa Glenn da NASA, em Cleveland, para testes de aceitação, preparando o caminho para a integração final com o Elemento de Potência e Propulsão ainda este ano.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário