A Vast Space Assina Acordo Para Testar a Sua 'Estação Espacial Haven-1' nas Instalações da NASA
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Vast
No dia de ontem (03/04), o portal SpaceNews noticiou que a Vast Space assinou um acordo com a NASA para testar sua Estação Espacial Haven-1 nas instalações da agência antes do seu lançamento no próximo ano.
De acordo com a nota do portal, a Vast anunciou em 3 de abril que assinou um acordo com a NASA para realizar testes ambientais da Haven-1 na Neil Armstrong Test Facility, em Ohio. Esse centro, anteriormente conhecido como Plum Brook Station, possui instalações para testes de vácuo térmico, acústica, vibração e outros.
"Agradecemos o apoio da NASA para testar o veículo espacial Haven-1 nesta instalação histórica e mundialmente renomada. Isso é um testemunho da crescente importância da Vast como um parceiro de destino comercial", disse Max Haot, CEO da Vast, em um comunicado.
Os testes em Armstrong estão programados para começar no início de 2026, verificando se a espaçonave pode suportar os ambientes de lançamento e no espaço. A Haven-1 está programada para ser lançada no início de maio de 2026.
A Vast revisou o cronograma da Haven-1, que estava originalmente prevista para ser lançada na segunda metade de 2025, após a conclusão dos testes de um artigo de qualificação estrutural da Haven-1 em uma instalação da empresa em Mojave, Califórnia. Esses testes, disse a Vast em fevereiro, confirmaram o design do módulo e também deram à empresa uma melhor compreensão do tempo necessário para construir o modelo de voo.
Assim que a Haven-1 estiver em órbita, a empresa planeja enviar até quatro tripulações para a estação de módulo único para estadias de curta duração. A Vast planeja usar a Haven-1 para adquirir experiência para a Haven-2, uma estação maior que está propondo à NASA para o programa Comercial Low Earth Orbit Destinations (CLD), que visa fomentar o desenvolvimento de estações comerciais para suceder a Estação Espacial Internacional.
"Não poderíamos nem mesmo apresentar um design credível da Haven-2 se não tivéssemos feito todo esse trabalho de maturação de design para a Haven-1", disse Haot em uma entrevista em fevereiro, observando que o módulo central da Haven-2 será uma versão alongada do módulo Haven-1 com 80% a 90% de elementos comuns.
A Vast não faz parte da fase 1 em andamento do programa CLD, onde a NASA está apoiando a Axiom Space, Blue Origin e Starlab Space em seus conceitos de estação espacial, mas tem um Acordo de Ato Espacial não financiado com a agência para suporte técnico. A NASA espera liberar um esboço de solicitação para a fase 2 do CLD no verão e a versão final no outono. A fase 2 financiará a certificação de estações espaciais comerciais para uso pela NASA e a compra de serviços dessas estações.
A fase 2 será aberta a todas as empresas, não apenas às que estão na fase 1. A NASA espera fazer os prêmios da fase 2 do CLD no verão de 2026.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário