Brasil Faz Contagem Regressiva do CBERS-4

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/11) no site do jornal “O VALE”, destacando a Contagem Regressiva do Brasil para o lançamento do Satélite CBERS-4.

Duda Falcão

HOME

Brasil Faz Contagem Regressiva do CBERS-4

Satélite binacional é acoplado ao foguete Longa Marcha na base
de lançamento chinesa; satélite deve ir ao espaço no próximo dia 7

Jornal O Vale
November 29, 2014 - 00:44

Foto: Arquivo/OVALE
Técnicos do INPE durante testes com o protótipo do CBERS-3.

Contagem regressiva para o lançamento do CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), previsto para domingo, dia 7 de dezembro, na China.

Ontem, o satélite foi colocado na coifa do foguete Longa Marcha 4-B, que será o lançador o orbitador.

O diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sediado em São José dos Campos, Leonel Perondi, afirmou ontem, em coletiva de imprensa, que o cronograma para o lançamento segue conforme o programado.

A partir de segunda-feira, começam os procedimentos finais para o lançamento. A partir de terça-feira, terá início o processo de carregamento dos tanques de combustível do foguete chinês.

O CBERS-4 irá substituir o CBERS-3, que foi lançado no ano passado, na mesma época, mas acabou se perdendo no espaço por uma falha do foguete chinês. Perondi contou que a causa da falha do lançador foi uma contaminação do combustível.

“O motor do último estágio parou de funcionar 10 segundos antes do previsto e o satélite foi lançado fora da órbita prevista”, disse.

Equipe - Uma equipe de 15 pesquisadores e técnicos do INPE está na China, participando dos preparativos do lançamento do satélite.

A engenheira Susan Tognatto Teves é a única mulher da equipe. Ela tem a missão de checar dados do CBERS-4 minutos antes do lançamento.

“Vou ficar embaixo do foguete até meia hora antes do lançamento”, contou a especialista durante vídeo-conferência ocorrida ontem no INPE.

O CBERS-4 é considerado essencial pelo Brasil para ajudar no monitoramento da Amazônia. Ele também será empregado em outras atividades, como monitoramento do serrado, com aplicações na agricultura entre outros trabalhos.

A previsão é que o lançamento ocorra entre 0h30 e 1h30 da madrugada de domingo, segundo a Agência Espacial Brasileira.

O país investiu cerca de R$ 250 milhões no CBERS-4.

Saiba mais

Contagem

Brasil e China iniciaram contagem regressiva para o lançamento do satélite CBERS-4

Lançamento

O lançamento está programado para domingo, dia 7 de dezembro, na china

Lançador

O CBERS será lançado pelo foguete chinês Longa Marcha 4B


Jornal Vanguarda - TV Vanguarda - 28/11/2014


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 29/11/2014

Comentário: Bom leitor, acho que essa matéria do Jornal "O VALE" de São José dos Campos (SP) responde a pergunta de nosso companheiro português (do site “Boletim em Órbita”) Rui C. Costa, sobre o horário brasileiro do lançamento do CBERS-4. Que todos os nossos leitores fiquem atentos para acompanharem entre as 0h30h e 1h30h de Brasília, na madrugada do próximo domingo (07/12), o lançamento deste satélite. Que Deus, Jeová, Zeus, Odin ou qualquer outro Deus alienígena nos proteja, para que dessa vez esse satélite possa ser lançado exitosamente, caso contrário será catastrófico para o Brasil.

Comentários