Painel de Segurança Relatou Progresso na Investigação da Espaconave CST-100 Starliner

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA+
O Starliner se desencaixa da ISS ao concluir a missão de Teste de Voo da Tripulação em 6 de setembro.
 
No dia 30/01, o portal SpaceNews noticiou que a Boeing e a NASA estão fazendo "progresso significativo" na resolução dos problemas observados durante o voo de teste da Espaçonave CST-100 Starliner da empresa, realizado no ano passado, segundo um painel independente de segurança da NASA, embora problemas-chave com os propulsores da espaçonave ainda não tenham sido resolvidos.
 
De acordo com a nota do portal, Paul Hill, membro do Painel Consultivo de Segurança Aeroespacial (ASAP, na sigla em inglês), disse em uma reunião pública no dia 30 de janeiro que o comitê foi informado sobre o status da investigação da missão de Teste de Voo da Tripulação (CFT, na sigla em inglês) do Starliner recentemente. Essa missão foi lançada em junho, com os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams a bordo, mas a espaçonave retornou à Terra três meses depois, sem tripulação, devido a preocupações da agência sobre o desempenho dos propulsores da espaçonave.
 
"A NASA informou que há um progresso significativo nas atividades pós-voo do Starliner CFT", disse ele. "Equipes integradas da NASA e Boeing começaram a fechar as observações de voo e as anomalias durante o voo."
 
Ele não detalhou os problemas específicos que as equipes resolveram, mas afirmou que isso não incluiu os propulsores, vários dos quais desligaram durante a aproximação da espaçonave à estação. O sistema de propulsão também sofreu vários vazamentos de hélio.
 
"O programa prevê que as anomalias do sistema propulsivo permaneçam em aberto", disse ele, "aguardando campanhas de testes em andamento." Ele acrescentou que há equipes estudando a causa raiz dos problemas dos propulsores, desenvolvendo recomendações para mudanças em futuras missões e avaliando "fatores técnicos e organizacionais" que podem ter influenciado.
 
Hill afirmou que o ASAP está satisfeito com o progresso e com a linha de ação da Boeing e da NASA. "Os detalhes compartilhados pela NASA nos deram confiança de que estão focando nos principais problemas e no caminho relacionado para voar o Starliner com segurança."
 
Embora a reunião do ASAP não tenha fornecido muitos detalhes técnicos sobre a investigação do Starliner, talvez tenha sido a atualização pública mais detalhada sobre a investigação desde o retorno do Starliner, há quase cinco meses. Nem a NASA nem a Boeing forneceram muitas informações sobre a investigação desde o pouso.
 
A reunião do ASAP não discutiu quando o Starliner poderia voar novamente, nem se seria outro voo de teste com ou sem tripulação a bordo, ou como uma missão de rotação de tripulação de longa duração. "O cronograma e a configuração do próximo voo do Starliner serão determinados quando uma melhor compreensão do caminho da Boeing para a certificação do sistema for estabelecida", declarou a NASA em outubro.
 
"A NASA está mantendo opções abertas sobre a melhor forma de obter a certificação do sistema, incluindo janelas de oportunidade para um voo potencial do Starliner em 2025", afirmou a agência na ocasião, mas desde então não ofereceu atualizações sobre como o Starliner poderia se encaixar no cronograma da estação.
 
A Boeing anunciou em 23 de janeiro que espera registrar outra perda em seus ganhos do quarto trimestre de 2024 devido ao Starliner, que pode ser de centenas de milhões de dólares. A empresa não deu mais detalhes durante uma conferência de resultados em 28 de janeiro e ainda não enviou sua declaração 10-K à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, que incluiria essa informação.
 
Mark Nappi, vice-presidente da Boeing e gerente do programa Starliner durante a missão CFT, não ocupa mais essa posição. Nappi participou de um painel no dia 30 de janeiro, na conferência SpaceCom, no papel de conselheiro sênior de programas de iniciativas de exploração espacial da Boeing, observando que a mudança fazia parte de seus planos de longa data para se aposentar da empresa em fevereiro.
 
O painel, sobre parcerias público-privadas, tocou brevemente no Starliner. Quando perguntado sobre o que teria mudado na estrutura do programa de tripulação comercial para melhorar o custo e o desempenho do cronograma da espaçonave, ele apontou os requisitos. "Acho que voltaríamos e revisitaríamos esses requisitos para torná-los mais eficientes."
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários