SpaceX Está Visando o Dia 28 (Sexta-Feira) Para o Próximo Teste do Megafoguete Starship
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (24/02), o portal SpaceDaily noticiou que a SpaceX de Elon Musk está se preparando para o próximo voo de teste do seu Megafoguete Starship na sexta-feira (28/02), após uma dramática explosão no ar sobre o Caribe durante o último teste.
De acordo com a nota do portal, uma janela de lançamento da instalação Starbase da empresa em Boca Chica, Texas, abre às 17h30 (23h30 GMT), sujeito à aprovação regulatória.
Isso marcará o oitavo voo de teste da Starship, o maior e mais poderoso foguete já construído, com a SpaceX transmitindo o lançamento ao vivo via webcast.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) havia aterrado a Starship após o voo anterior em 16 de janeiro, quando a fase superior se desintegrou em uma cascata de chamas sobre Turks e Caicos, levando a esforços de limpeza e recuperação dos destroços caídos.
De acordo com os procedimentos padrão, a SpaceX deve completar sua "investigação de incidente" -- que a FAA deve revisar e aprovar -- ou solicitar o retorno antecipado ao voo antes que a investigação seja finalizada.
A FAA não respondeu imediatamente a uma consulta sobre o status da investigação.
Durante a presidência de Joe Biden, Musk frequentemente acusou a FAA de uma fiscalização excessiva da SpaceX devido a preocupações com segurança e meio ambiente.
Agora, como o principal conselheiro do presidente Donald Trump, o homem mais rico do mundo enfrenta alegações de exercer uma influência indevida sobre as agências reguladoras que supervisionam suas empresas.
Para o voo que se aproxima, a SpaceX implementou diversas melhorias na nave da fase superior, que a empresa diz que aumentam a confiabilidade e o desempenho.
A missão deverá durar pouco mais de uma hora e incluirá mais uma tentativa de pegar a fase do booster usando os braços "chopstick" da torre de lançamento — uma façanha que a SpaceX conseguiu executar com sucesso duas vezes, inclusive no último voo.
Além disso, a empresa tentará implantar simuladores Starlink, projetados para imitar os satélites de próxima geração da Starlink. Esses simuladores irão queimar durante a reentrada atmosférica.
A Starship desempenha um papel crucial na visão de longo prazo de Musk e SpaceX de colonizar Marte. Enquanto isso, a NASA aguarda uma versão modificada do foguete para servir como um módulo de pouso lunar para o programa Artemis, que visa retornar astronautas à Lua.
Antes que esses objetivos ambiciosos possam ser realizados, a SpaceX deve primeiro provar que a Starship é apta para voos e segura para missões tripuladas. A empresa também precisa demonstrar a capacidade de reabastecimento complexo em órbita – usando outras Starships como caminhões-tanque de combustível – para possibilitar viagens espaciais de longa distância.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário