Demonstrador de 'Motor-Foguete Com Potência Regulável Desenvolvido Por Instituto Polonês, Concluiu Testes Extensos de Fogo Quente
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (25/02) entusiastas do BS, trouxemos aqui para vocês o histórico do andamento do Projeto MLBR (Microlançador Brasileiro) (reveja aqui), divulgado que foi pelo arranjo empresarial responsável por este mesmo projeto, que é uma das poucas iniciativas verdadeiras em curso no país com alguma chance de sucesso, apesar dos 'Cabeças de Ovo', e pela presença de servidores públicos mal-intencionados ou incompetentes que infelizmente infestam os órgãos públicos do governo.
Por outro lado, em outras partes do mundo, onde os governantes estão mais atentos e comprometidos com o desenvolvimento espacial de seus países, em vez de se dedicar à propagação de fantasias para enganar a sociedade, como ocorre neste Território de Piratas, foi anunciado hoje (26/02), no portal Space Daily, que um demonstrador de motor foguete de última geração, desenvolvido pelo Lukasiewicz Research Network - Institute of Aviation, da Polônia, completou uma fase extendida de testes de fogo quente. O Throttleable Liquid Propulsion Demonstrator (TLPD) demonstrou sua capacidade de variar dinamicamente os níveis de empuxo. Projetado para ser utilizado em foguetes de estágios superiores, espaçonaves, estágios auxiliares e missões de exploração planetária, o TLPD oferece uma faixa de empuxo flexível de 10% a 110% de seu desempenho nominal. Sua capacidade de reinício e o uso de propelentes não tóxicos e armazenáveis fazem dele um forte candidato para futuras missões espaciais europeias.
Avanços na Modulação de Empuxo
De acordo com a nota do portal, a campanha inicial de testes do ano passado validou a capacidade do motor de operar com níveis de empuxo fixos, ao mesmo tempo que comprovou o desempenho de seu avançado sistema de regulação de fluxo de propelente. O motor funcionou com uma câmara de combustão resfriada passivamente durante esses primeiros testes, pois as durações curtas de disparo não exigiam resfriamento ativo.
Os resultados térmicos encorajadores levaram os engenheiros a realizar testes não planejados de controle de potência na fase inicial, ajustando com sucesso a saída de potência do motor em tempo real durante as sequências de fogo quente. Isso marcou um passo significativo para provar suas capacidades dinâmicas de empuxo.
Testes Estendidos com uma Nova Câmara de Combustão
Durante a segunda campanha de testes em novembro de 2024, o motor foi disparado por até um minuto - mais de sete vezes a duração dos testes anteriores - enquanto alternava entre diferentes níveis de empuxo. Para suportar essas execuções mais longas, os engenheiros implementaram uma nova câmara de combustão fabricada aditivamente, com resfriamento a água integrado, permitindo disparos prolongados com variações controladas de potência.
A transição entre os níveis de empuxo representa um desafio técnico considerável, pois o motor precisa navegar por estados dinâmicos e transitórios que são intrinsecamente imprevisíveis. No entanto, ao longo de 14 testes de fogo quente, o motor demonstrou combustão estável em todos os níveis de potência testados, validando seu design para modulação controlada e flexível de empuxo.
Rumo à Integração Pronta para Voo
Após esses testes bem-sucedidos, o projeto TLPD foi aprovado para um desenvolvimento adicional nos próximos dois anos, com um orçamento de 5 milhões de euros. A próxima fase focará no aprimoramento do demonstrador para um motor pronto para voo, otimizado para aplicações de transporte espacial europeu.
Esta versão aprimorada incorporará melhorias técnicas adicionais e poderá ser integrada a módulos de pouso planetário, rebocadores orbitais, sistemas de remoção de detritos espaciais ou depósitos de reabastecimento.
O TLPD é uma iniciativa chave no âmbito do Future Launchers Preparatory Programme (FLPP) da ESA, com o Lukasiewicz Research Network - Institute of Aviation (Lukasiewicz-ILOT) como contratante principal. Os parceiros poloneses Astronika e Jakusz SpaceTech também estão contribuindo, junto com a Thaliana Space, uma empresa derivada do Lukasiewicz, que colaborará com clientes potenciais para alinhar as capacidades do motor com as necessidades emergentes da indústria espacial.
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