O Diretor do INPE, Dr. Clezio Marcos De Nardin, Pediu Exoneração e Um Substituto Provisório Assumirá o Comando do Instituto, Enquanto Comissão Especifica Fará a Seleção de Um Novo Diretor
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (20/02), o portal G1 do Globo.com informou que o Diretor do INPE, o Dr. Clezio Marcos De Nardin pediu exoneração e um substituto provisório assumirá o comando do instituto, enquanto uma comissão especifica fará a seleção de um novo diretor para o instituto.
Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda
De acordo com a nota do portal, o Dr. Clézio Nardin, que estava há quatro anos no posto de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pediu exoneração do cargo. A informação foi confirmada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta quinta-feira (20).
Segundo divulgou o órgão, o pedido foi feito por Clézio na última quarta-feira (19), durante um encontro em Brasília com a ministra Luciana Santos. A exoneração foi publicada oficialmente pelo MCTI nesta quinta-feira (20).
Em entrevista para a TV Vanguarda, Clézio explicou que decidiu sair por uma questão burocrática, por já ter concluído quatro anos no posto, e para que haja igualdade no processo de escolha de um novo diretor.
“O cargo de diretor do INPE é um cargo de confiança. O cargo fica à disposição da ministra a qualquer tempo, mas, por um acordo de cavalheiros, nós temos no estatuto do Inpe um período de quatro anos, e quando esse período se aproxima, o conselho técnico científico informa a ministra de que o tempo está se aproximando de quatro anos, que é o que se julga razoável para uma pessoa ficar à frente de uma direção por ciclo. Foi feito isso em maio do ano passado. Estava demorando muito, começa a passar muito tempo dos quatro anos, os quatro anos se encerraram em outubro do ano passado, então isso começa a criar uma ansiedade, porque as pessoas gostariam que fosse seguido o rito, então eu pedi para a ministra nomear a comissão de busca e pedi a minha exoneração”, explicou Clézio.
“Ao nomear o comitê, eu entendo que saindo eu dou espaço para que o processo seja ainda mais isonômico. Eu acho que quem está no cargo deveria se afastar, para deixar o processo mais isonômico, não usar a máquina a seu favor, não usar as mídias do Inpe a seu favor, não usar a influência como diretor a seu favor e se amanhã ou ou depois eu quiser concorrer, estou em igualdade de condições como qualquer outro”, concluiu.
Com a saída de Clézio do cargo, o ministério informou que a direção interina do Inpe será exercida pelo tecnologista Antonio Miguel Vieira Monteiro, enquanto uma comissão de busca seleciona um novo diretor para o instituto.
Segundo o ministério, Antonio Miguel Vieira Monteiro, o diretor interino, é servidor de carreira do Inpe e coordena o Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais da Divisão de Observação da Terra e Geoinformação (DIOTG) do Instituto.
Foto: Divulgação
Antônio é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui mestrado em Computação Aplicada pelo Inpe e doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação pelo Centro de Ciência Espacial da Escola de Engenharia Aplicada da Universidade de Sussex em Brighton, do Reino Unido.
O processo de escolha da nova direção do INPE terá início ainda nesta semana.
A Comissão de Busca é formada por Luis Manuel Rebelo Fernandes, do MCTI, que a preside o grupo; Carlos Afonso Nobre, pesquisador; João Paulo Ribeiro Capobianco, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Julio Shidara, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.
Com sede em São José dos Campos, o INPE desenvolve, opera e utiliza sistemas espaciais ou com acesso ao espaço para o avanço da ciência.
No instituto, é realizada a construção, integração e o controle de satélites feitos pela indústria nacional, a previsão numérica de tempo e clima terrestre e espacial, o monitoramento dos biomas brasileiros e a elaboração de cenários de mudanças climáticas globais, por exemplo.
Diretor do INPE pede exoneração do cargo
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário