A Startup Alemã 'Isar Aerospace' Concluiu os Testes do Seu Primeiro 'Foguete Spectrum', e Agora Aguarda a Licença de Lançamento
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Isar Aerospace
![]() |
A Isar Aerospace realizou um teste de ignição estática da primeira fase do seu foguete Spectrum no dia 14 de fevereiro. |
No dia de ontem (21/02), o portal SpaceNews noticiou que a empresa alemã de veículos de lançamento Isar Aerospace concluiu os testes do seu primeiro foguete Spectrum e está pronta para o lançamento, aguardando apenas uma licença.
De acordo com a nota do portal, a empresa anunciou no dia 21 de fevereiro que completou um teste de ignição estática da primeira fase do Spectrum uma semana antes, acionando seus nove motores por 30 segundos. A empresa realizou um teste semelhante da fase superior do foguete no terceiro trimestre do ano passado.
Esses testes confirmaram que o foguete está pronto, tecnicamente. "Estamos quase prontos para o voo de teste. Tudo o que precisamos é da licença", disse Daniel Metzler, CEO e cofundador da Isar Aerospace, em um comunicado.
A Isar planeja lançar o Spectrum do Espaçoporto de Andøya, no norte da Noruega. Esse lançamento ocorrerá "assim que possível" após receber a licença de lançamento da Autoridade de Aviação Civil da Noruega, que licenciou o espaçoporto em agosto passado. A empresa não divulgou quando espera receber a licença, mas afirmou que o período de lançamento será determinado como parte do processo de licenciamento.
O Spectrum é projetado para colocar até 1.000 quilos em uma órbita terrestre baixa e 700 quilos em uma órbita heliossíncrona. Ele é um dos vários veículos em desenvolvimento por startups europeias, nenhuma das quais conseguiu alcançar a órbita ainda.
A empresa havia planejado um primeiro lançamento do Spectrum no ano passado. "Queríamos lançar alguns meses atrás, mas precisávamos testar, e continuaremos testando até sentirmos que podemos prosseguir com o lançamento", disse Stella Guillen, diretora comercial da Isar, durante um painel no Smallsat Symposium em 4 de fevereiro. "Queremos isso o mais rápido possível."
Ela disse que a empresa desenvolveu não apenas o foguete Spectrum, mas uma infraestrutura para produzir e testar o foguete em escala, tudo desde a sua fundação no final de 2018. A fábrica atual da Isar pode construir de seis a oito foguetes por ano e a empresa está se mudando para uma instalação maior que pode construir de 30 a 40 foguetes anualmente.
"Lançar não é fácil e estamos testando e testando porque também estamos nos preparando para a cadência", acrescentou. "Não é apenas lançarmos uma vez e esperar para ver o que acontece conosco."
A Isar tem seu segundo e terceiro foguetes Spectrum em produção, antes do primeiro lançamento, que a empresa enfatizou ser um voo de teste.
"O voo será o primeiro teste integrado de dezenas de milhares de componentes", disse Josef Fleischmann, cofundador e diretor de tecnologia da empresa, em um comunicado. "Independentemente de quão longe chegarmos, este primeiro voo de teste, esperamos, gerará uma enorme quantidade de dados e experiência que poderemos aplicar em futuras missões."
Aproveitamos para agradecer publicamente a nossa leitora e amiga Aline Aquino pelo envio desta importante notícia.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário