A 'Espaçonave Lucy' da NASA Fez Suas Primeiras Imagens do Asteroide Donaldjohanson

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: NASA, SwRI, Johns Hopkins APL.
Donaldjohanson. O asteroide está contornado com um quadrado na imagem da direita para guiar o olhar.

No dia de ontem (26/02), o portal Space Daily noticiou que a Espaçonave Lucy da NASA tem como próximo alvo de sobrevoo o pequeno asteroide do cinturão principal Donaldjohanson. Ao alternar entre as imagens capturadas pela Lucy em 20 e 22 de fevereiro, esta animação mostra o movimento percebido de Donaldjohanson em relação às estrelas de fundo à medida que a nave espacial se aproxima rapidamente do asteroide.
 
De acordo com a nota do portal, Lucy passará a 596 milhas (960 km) do asteroide de 2 milhas de largura em 20 de abril. Este segundo encontro com um asteroide para a nave Lucy servirá como um ensaio geral para os alvos principais da nave, os asteroides Troianos de Júpiter, que nunca foram explorados.
 
A Lucy já observou com sucesso o pequeno asteroide do cinturão principal Dinkinesh e sua lua binária de contato, Selam, em novembro de 2023. A Lucy continuará a capturar imagens de Donaldjohanson nos próximos dois meses como parte de seu programa de navegação óptica, que usa a posição aparente do asteroide em relação ao fundo estelar para garantir um sobrevoo preciso.
 
Donaldjohanson permanecerá como um ponto de luz indefinido durante a longa aproximação da nave espacial e só começará a mostrar detalhes da superfície no dia do encontro.
 
A uma distância de 45 milhões de milhas (70 milhões de km), Donaldjohanson ainda é fraco, embora se destaque claramente neste campo de estrelas relativamente tênues na constelação de Sextans. O norte celeste está à direita do quadro, e o campo de visão de 0,11 grau corresponderia a 85.500 milhas (140.000 km) à distância do asteroide.
 
Na primeira das duas imagens, outro asteroide fraco pode ser visto "interrompendo" no quadrante inferior direito da imagem. No entanto, assim como os faróis de um carro se aproximando muitas vezes parecem relativamente estacionários, o movimento aparente de Donaldjohanson entre essas duas imagens é muito menor do que o deste intruso, que se afastou do campo de visão na segunda imagem.
 
Essas observações foram feitas pela câmera de alta resolução da Lucy, o instrumento L'LORRI - abreviação de Lucy LOng Range Reconnaissance Imager - fornecido pelo Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Laurel, Maryland.
 
O asteroide Donaldjohanson foi nomeado em homenagem ao antropólogo Donald Johanson, que descobriu o esqueleto fossilizado - chamado "Lucy" - de um ancestral humano. A missão Lucy da NASA foi nomeada em homenagem ao fóssil.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários