Roraima Receberá Antena de Monitoramento de Satélites do Projeto Internacional QB50

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (09/08) no site “G1” do globo.com destacando que o estado de Roraima receberá antena de monitoramento de satélites do Projeto QB50.

Duda Falcão

RORAIMA

Roraima Receberá Antena de
Monitoramento de Satélites

Base no estado será no IFRR e em mais cinco estados brasileiros.
Monitoramento tem finalidades educacionais e científicas.

Rodrigo Menaros
09/08/2013 - 12h01
Atualizado em 09/08/2013 12h15

(Foto: Rodrigo Menaros/G1 RR)
Professor e pesquisador Cedric Salotto
responsável pelo projeto.
Roraima irá participar de um projeto internacional denominado QB50, que envolve 32 países e tem como objetivo criar uma rede de antenas de monitoramento, com aproximadamente 50 satélites de baixo custo, que têm capacidade de analisar a situação de terrenos, solos e recursos hídricos.

Seis institutos federais brasileiros foram selecionados para acolher as antenas no Brasil, incluindo o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que poderá ser utilizado para outras missões nacionais e internacionais no futuro.

O professor e pesquisador do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto, está em Roraima para ministrar uma palestra sobre o projeto no IFRR e conversar com radioamadores do estado. Segundo ele, os satélites, que trabalham nas frequências de radioamador, serão usados para fins educacionais e científicos e poderão ser usados para baixar imagens gratuitamente, o que irá facilitar, por exemplo, a monitoração de queimadas no território brasileiro.

(Foto: Emmily Melo/G1)
Base em Roraima será no Instituto Federal.
"Roraima foi um dos seis estados brasileiros escolhidos por sua posição geográfica privilegiada, no extremo norte do país. A antena daqui será a primeira a dar cobertura ao território nacional", explicou.

Os outros estado que fazem parte do projeto são Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará, Bahia e Acre, onde também serão instaladas antenas de monitoramento.

O Projeto

A missão científica QB50 foi criada pelo “Von Karman Institute”, localizado em Bruxelas, na Bélgica, e tem como objetivo o lançamento de 50 CubeSats para estudar a baixa termosfera (90-320 km). O início da missão está previsto para o primeiro semestre de 2015, que conta com a participação de equipes científicas de diversas partes do mundo.

A representação do Brasil é feita por uma equipe do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA), do Instituto Federal Fluminense, coordenada pelos professores Cedric Salotto e Rogério Atem.


Fonte: Site “G1” do globo.com

Comentário: A notícia leitor é um pouco antiga, tendo já mais de dois meses de publicada, porém trata de um projeto muito relevante fruto (pelo que sei) de uma iniciativa desse professor e pesquisador do Instituto Federal Fluminense (IFF), Cedric Salotto, que identificou a oportunidade, se inscreveu para participar, teve a proposta da participação do IFF aprovada pela organização do Projeto QB50 e agora viaja pelo Brasil fazendo palestras sobre o projeto nas instituições federais (Institutos Federais Tecnológicos) que também participarão com IFF nesse projeto. O blog BRAZILIAN SPACE Gostaria de entrevistar o Prof. Cedric Salotto sobre a sua iniciativa e caso algum leitor tenha o e-mail dele, por gentileza, envie para nós através do e-mail do blog.

Comentários