SpaceX Fecha Acordo Com a Empresa Sul-Coreana LG Energy Solution Para Fornecer Baterias Para a Starship
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de ontem (12/11), o portal Space Daily noticiou que a SpaceX teria fechado um acordo com a LG Energy Solution Ltd., com sede na Coreia do Sul, para fornecer baterias cilíndricas de lítio para o foguete Starship de Elon Musk, com lançamento previsto para o início do próximo ano, de acordo com fontes da indústria.
“Nós assinamos um contrato para fornecer baterias para o sistema de fornecimento de energia da espaçonave Starship da SpaceX e atualmente estamos desenvolvendo o produto”, disse um porta-voz da LG Energy Solution à Teslarati, ao The Korea Herald e ao The Korea Economic Daily nesta segunda-feira.
A LG Energy, com sede na Coreia do Sul, já fornece baterias para a fabricante de veículos elétricos Tesla, também de propriedade de Musk. Este será o primeiro contrato de compra de baterias de longo prazo para a SpaceX proveniente de um fornecedor externo. Embora a LG Energy já tenha fornecido baterias para a SpaceX em contratos pontuais, a fabricante de espaçonaves tem dependido de baterias fabricadas internamente.
A NASA utilizou baterias de lítio-ion da LG Energy em seus trajes de exploração espacial em 2016 e em 2023. No ano que vem, a LG Energy fornecerá baterias para o rover lunar elétrico da NASA. Para a SpaceX, o fabricante de baterias sul-coreano desenvolverá baterias para as unidades de fornecimento de energia e os sistemas de armazenamento de energia do foguete Starship, que é o primeiro foguete reutilizável do mundo.
“Comparado a televisores, as células de baterias para espaçonaves enfrentam requisitos muito mais rigorosos”, disse Bae Jae-sung, professor de engenharia aeroespacial da Universidade Aeroespacial da Coreia.
“Eles devem ser bem selados para operar no vácuo, suportar aceleração e vibração intensas durante o processo de lançamento e temperaturas escaldantes de pelo menos 300 graus Celsius. As células precisam ser leves e ter alta densidade de energia para máxima eficiência.”
Embora a SpaceX busque baterias de alta segurança e longa durabilidade para a Starship, ainda não há informações sobre o tamanho ou valor do contrato de fornecimento com a LG Energy.
A Starship é o maior foguete já construído para viagens espaciais e reutilizável como um avião. O propulsor Super Heavy do foguete e o veículo Starship acoplado tornam a máquina o foguete mais alto do mundo, com 122 metros de altura. Também é o foguete mais potente, com 33 motores Raptor no estágio inicial e seis motores Raptor no estágio superior.
No mês passado, a SpaceX completou o quinto teste de voo da Starship com um lançamento bem-sucedido do propulsor Super Heavy e separação no estágio quente. A Starship fez uma reentrada controlada, passando com sucesso pelas fases de pico de aquecimento e máxima pressão aerodinâmica, além de controlar o veículo utilizando flaps enquanto descia a velocidades hipersônicas pela atmosfera. A Starship então executou sua primeira manobra de rotação e queima de aterrissagem, seguida de um suave pouso no Oceano Índico.
Com os acordos de fornecimento de baterias entre a LG Energy e a SpaceX, além da Tesla, os especialistas da indústria estão especulando que o fabricante de baterias sul-coreano possa ser escolhido para alimentar os robôs humanos da Tesla no futuro.
A resposta da LG Energy foi: “Não podemos confirmar contratos com nossos clientes”.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário