A ESA Está Pronta Para Impulsionar os Serviços de Lançamento Europeus Com Novos Boosters Privados em Desenvolvimento Por Startups
Prezados leitores e leitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (20/11), o portal Space Daily noticiou que para apoiar empresas (startups), a Agência Espacial Europeia (ESA) alocou 44,22 milhões de euros em co-financiamento,
reforçando seu compromisso em auxiliar o setor espacial enquanto ele
transita do desenvolvimento para operações geradoras de receita.
De acordo com a nota do portal, várias empresas espaciais europeias estão se preparando para seus lançamentos de foguetes inaugurais, uma fase crucial semelhante ao lançamento do primeiro produto de uma startup, mas com desafios operacionais significativos e pressões financeiras.
"Os provedores emergentes de serviços de lançamento comerciais da Europa estão avançando em direção aos seus primeiros lançamentos", disse Toni Tolker-Nielsen, Diretor de Transporte Espacial da ESA. "Estamos muito interessados em ver seus foguetes decolando, diversificando os serviços de lançamento europeus disponíveis."
A ESA assinou extensões contratuais com quatro grandes players: HyImpulse, Isar Aerospace, Orbex Space e Rocket Factory Augsburg (RFA). Esses acordos irão fortalecer o progresso de cada empresa rumo à prontidão para o lançamento.
A RFA já iniciou os testes integrados de seu foguete RFA One, enfrentando retrocessos durante os testes do primeiro estágio no início deste ano. Os fundos do Boost! da ESA irão ajudar a RFA a preparar novos componentes do primeiro estágio para novos testes e operações de lançamento. "A RFA está entusiasmada com o crescente apoio da Alemanha e do Reino Unido por meio do programa Boost! da ESA, que acelera nossa missão de oferecer soluções de lançamento flexíveis e econômicas", disse Jorn Spurmann, cofundador e Diretor Comercial da RFA. "Boost! é um investimento crucial no futuro do acesso espacial da Europa, promovendo a competição e a inovação no setor."
A Isar Aerospace está avançando nos testes integrados do seu veículo de lançamento Spectrum. O financiamento do Boost! ajudará a concluir a campanha de testes, abrindo caminho para o voo inaugural do Spectrum. O contrato também apoiará os preparativos para um segundo voo de teste e a expansão da produção na nova sede da Isar em Vaterstetten, Alemanha. "Dado o atual cenário político, está claro que a Europa precisa repensar sua abordagem para o acesso ao espaço", disse Stella Guillen, Diretora Comercial da Isar Aerospace. "Estamos muito encorajados pelo foco da ESA na comercialização com iniciativas como o Boost! e o European Launcher Challenge, mas isso só pode ser o começo. Para competir globalmente, instituições e governos devem se tornar clientes frequentes."
A extensão do contrato da ESA com a Orbex apoia o progresso da empresa rumo ao primeiro lançamento de demonstração do foguete Prime. O financiamento facilitará etapas críticas, incluindo a qualificação dos tanques de combustível de fibra de carbono, os testes integrados e o voo inaugural. "Agradecemos a extensão deste financiamento do programa Boost! da ESA", disse o CEO da Orbex, Phil Chambers. "Esse apoio dá continuidade ao prêmio de 2020, avançando no desenvolvimento de nossos sistemas de voo espacial e ajudando-nos a avançar para o lançamento inaugural do Orbex Prime no próximo ano."
Após o lançamento suborbital bem-sucedido do seu foguete SR75, a HyImpulse está focada no desenvolvimento de seu veículo de lançamento SL1, um foguete de três estágios capaz de carregar até 600 kg para órbita heliossíncrona. O apoio da ESA ajudará a HyImpulse a avançar em subsistemas essenciais, como o motor híbrido específico para o SL1, a propulsão do terceiro estágio e a aviação. "Essa extensão de contrato representa uma forte demonstração de confiança na HyImpulse e um investimento no futuro da Europa como uma força competitiva no espaço", disse Christian Schmierer, CEO e fundador da HyImpulse. "Com o apoio da ESA, avançaremos no desenvolvimento de nosso foguete SL1, oferecendo uma solução de lançamento econômica para atender à crescente demanda por lançamentos de pequenos satélites. Este é um passo importante para garantir a liderança da Europa em missões científicas, comerciais e estratégicas."
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário