A Sonda Espacial 'Europa Clipper' da NASA Coloca Seus Instrumentos em Funcionamento em Sua Jornada Até a Lua Gelada do Planeta Júpiter

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (26/11), o portal Space Daily noticiou que a Sonda Espacial Europa Clipper da NASA, lançada em 14 de outubro passado, já está a caminho da Lua Europa de Júpiter, tendo percorrido 13 milhões de milhas (20 milhões de quilômetros) desde a Terra. A missão, projetada para determinar se a crosta gelada e o oceano subsuperficial de Europa podem sustentar vida, conseguiu implantar com sucesso instrumentos críticos que permanecerão ativos ao longo de sua jornada de uma década e das operações da missão.
 
De acordo com a nota do portal, a sonda, lançada a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy, está viajando pelo espaço a 22 milhas por segundo (35 quilômetros por segundo) em relação ao Sol. Ao chegar em Júpiter em 2030, a Europa Clipper começará a realizar 49 sobrevoos da lua durante sua missão principal, em 2031, coletando dados importantes com seus avançados instrumentos científicos.
 
Atualizações de Engenharia e Implantações
 
Por enquanto, a equipe da missão está recebendo dados de engenharia para monitorar os sistemas da sonda. As primeiras tarefas incluíram a implantação das antenas solares da Europa Clipper, com o tamanho de um campo de basquete. Pouco depois, o braço do magnetômetro foi implantado com sucesso, estendendo-se por 28 pés (8,5 metros) a partir da sonda. Os dados dos três sensores do magnetômetro confirmaram o funcionamento bem-sucedido deste instrumento, que posteriormente medirá o campo magnético de Europa para avaliar a profundidade e salinidade de seu oceano subsuperficial.
 
As antenas de radar também foram implantadas, formando estruturas que lembram longos postes com 57,7 pés (17,6 metros) de comprimento, além de oito antenas menores, cada uma com 9 pés (2,76 metros). Esses instrumentos são essenciais para a imagem subsuperficial, revelando detalhes abaixo da camada de gelo de Europa.
 
O gerente de projeto da NASA, Jordan Evans, do Laboratório de Propulsão a Jato, compartilhou seu entusiasmo, dizendo: "É um momento emocionante para a sonda, realizando essas implantações importantes. A maior parte do que a equipe está focando agora é entender os pequenos e interessantes detalhes nos dados que os ajudam a compreender o comportamento da sonda de uma maneira mais profunda. Isso é muito bom de se ver."
 
Verificações de Saúde dos Instrumentos
 
Sete instrumentos adicionais passarão por testes e avaliações de saúde durante dezembro e janeiro. As coberturas protetoras de certos instrumentos, incluindo câmeras visíveis e espectrômetros, permanecerão fechadas para protegê-los de possíveis danos solares durante o tempo da sonda no sistema solar interno.
 
Preparação para a Assistência Gravitacional de Marte
 
Com as verificações avançando sem problemas, a atenção logo se voltará para a assistência gravitacional de Marte que a Europa Clipper realizará. Em 1º de março de 2025, a sonda usará a gravidade de Marte para ajustar sua trajetória e ganhar velocidade. Durante essa fase, os engenheiros da missão também ativarão a câmera térmica da sonda para operações de teste, capturando imagens multicoloridas do Planeta Vermelho, e utilizarão os instrumentos de radar para garantir o desempenho ideal.
 
Mais adiante, a Europa Clipper realizará outra assistência gravitacional perto da Terra em dezembro de 2026. Durante essa manobra, o magnetômetro será calibrado medindo o campo magnético da Terra, preparando-se para seu papel fundamental em Europa.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários