SpaceX Se Prepara Para o Próximo Voo do Starship, Com Trump Sendo Esperado Para Acompanhar o Lançamento

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily

No dia de hoje (19/11) o portal Space Daily noticiou que a SpaceX está pronta para seu próximo voo de teste do megarrápido Starship nessa terça-feira (hoje), com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, esperado para testemunhar a segunda tentativa de capturar a fase do foguete em descida com os "braços de pegador" da torre de lançamento.
 
De acordo com  anota do portal, Isso ocorre pouco mais de um mês após a empresa realizar pela primeira vez a façanha técnica que reforçou sua posição como líder mundial em foguetes reutilizáveis.
 
"Foi uma coisa linda de se ver", declarou Trump em seu discurso de vitória na noite das eleições, recontando dramaticamente a façanha.
 
Veículos de mídia dos EUA relataram os planos de Trump de comparecer ao evento — informação confirmada por ordens da Administração Federal de Aviação (FAA) que mostram que restrições de voo para movimentação de VIPs foram impostas na área durante a janela de lançamento, que começa às 16h00 (2200 GMT) no Starbase da empresa em Boca Chica, Texas.
 
Enquanto isso, as habituais restrições de tráfego aéreo sobre a residência de Trump na Flórida serão levantadas no mesmo horário.
 
O CEO da SpaceX, Elon Musk, tem sido uma presença constante ao lado de Trump desde a vitória eleitoral do republicano, acompanhando-o em reuniões com o presidente da Argentina, Javier Milei, e até em uma luta do UFC. A decisão de Trump de viajar para o terreno de Musk é o mais recente sinal da crescente ligação entre a dupla de bilionários.
 
A SpaceX buscará provar que a primeira captura não foi um acidente, depois que Musk revelou — indiretamente, por meio de um áudio compartilhado no X (antigo Twitter) de uma discussão com engenheiros dias depois — que o booster Super Heavy esteve perigosamente próximo de falhar e cair.
 
O homem mais rico do mundo compartilhou um vídeo de três minutos exibindo suas habilidades no jogo "Diablo IV", durante o qual ouvintes atentos pegaram a informação de um funcionário o informando que "estávamos a um segundo" de uma falha no sistema que poderia ter terminado em catástrofe.
 
O lançamento de terça-feira marcará a volta mais rápida entre voos de teste para o foguete mais poderoso do mundo, um colosso de aço inoxidável central na visão de Musk de colonizar Marte e tornar a humanidade uma espécie multiplanetária.
 
A NASA também conta com uma versão especializada do Starship para transportar astronautas à superfície lunar no final desta década, no âmbito do seu programa Artemis.
 
Splashdown Diurno
 
O voo seis revisitará muitas das metas do voo cinco, com algumas atualizações.
 
Se tudo correr como planejado, o booster retornante desacelerará de velocidades supersônicas, criando estrondos sônicos à medida que se aproxima da torre de lançamento. Lá, um par de enormes braços mecânicos se estenderá para capturá-lo e trazê-lo a um ponto de parada, cerca de oito a dez minutos após a decolagem.
 
A etapa superior do Starship fará uma órbita parcial da Terra, reentrará na atmosfera e aterrissará no Oceano Índico pouco mais de uma hora depois, mas desta vez durante o dia, proporcionando melhores condições para análise visual.
 
Entre os objetivos técnicos estão o reinício dos motores Raptor do Starship pela primeira vez no espaço, além de realizar novos experimentos com o escudo térmico, no que será o voo final para a geração atual de protótipos do Starship.
 
O próximo bloco apresentará aletas dianteiras redesenhadas, tanques de propelente maiores e novos ladrilhos e camadas de proteção térmica de nova geração, à medida que a empresa avança em direção a um escudo térmico totalmente reutilizável.
 
Musk em Alta
 
O voo ocorre enquanto Musk está em alta com a vitória de Trump na Casa Branca em 5 de novembro, depois de fazer uma campanha extensa em favor do líder republicano, além de ter doado dezenas de milhões de dólares de sua própria fortuna para a causa.
 
Ele foi nomeado para co-liderar um novo "Departamento de Eficiência Governamental" — cujo acrônimo DOGE faz referência a um meme da internet e a uma criptomoeda que Musk promove fortemente.
 
Isso, por sua vez, gerou preocupações de que Musk possa enfrentar possíveis conflitos de interesse, caso seja visto influenciando reguladores do governo para beneficiar suas seis empresas, incluindo a SpaceX e seu projeto principal, o Starship.
 
Antes do quinto voo, a SpaceX escreveu um longo post reclamando que "o processo de licenciamento foi repetidamente descarrilado por questões que vão de fúteis a patentes absurdas", destacando uma "análise ambiental supérflua" como causa para um atraso no lançamento.
 
Caso os nossos entusiastas tiverem interesse em acompanhar ao vivo este teste de voo deste trambolho espacial, recomendamos que o façam pelos links abaixo no 'Canal AstroAnimatorVFX', do nosso amigo Christiano Brandão, ou no 'Canal HOMEM NO ESPAÇO', do também amigo Junior Miranda.
 
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários