A NASA Designará 'Missões de Carga' Para a SpaceX e Blue Origin Visando Atender a 'Campanha Artemis'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (20/11), o portal Space Daily informou que a NASA está prestes a aprofundar sua Campanha Artemis, com foco na exploração lunar de longo prazo, designando Missões de Carga essenciais para a SpaceX e Blue Origin dentro de seus contratos atuais. Essa iniciativa apoia o objetivo da NASA de fomentar o avanço científico e operações sustentáveis na Lua.
 
De acordo com a nota do portal, após revisões bem-sucedidas da certificação de design, a NASA planeja conceder missões de demonstração à SpaceX e Blue Origin para desenvolver e testar ainda mais seus grandes módulos de carga. Esta iniciativa decorre de um pedido feito em 2023 para o desenvolvimento de variantes de carga dos sistemas de pouso humano que estão sendo preparados para as missões Artemis III, IV e V.
 
"A NASA está planejando missões com tripulação e futuras missões de serviços para a Lua além da Artemis V", disse Stephen D. Creech, assistente do administrador adjunto para assuntos técnicos do Escritório de Programas da Lua para Marte. "A campanha Artemis é um esforço colaborativo com parceiros internacionais e da indústria. Ter dois fornecedores de módulos de pouso lunar com abordagens diferentes para capacidades de pouso de tripulação e carga proporciona flexibilidade nas missões, garantindo uma cadência regular de pousos na Lua para continuar as descobertas e oportunidades científicas."
 
A agência espera pelo menos duas missões para entregas de grandes cargas. O módulo de carga Starship da SpaceX deve transportar um rover pressurizado, desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), para a superfície lunar já no ano fiscal de 2032, apoiando a Artemis VII e missões subsequentes. A Blue Origin está programada para entregar um habitat lunar até o ano fiscal de 2033.
 
"Com base no progresso atual do design e desenvolvimento dos módulos de pouso de tripulação e carga, e nos cronogramas das missões Artemis para as versões dos módulos de pouso com tripulação, a NASA atribuiu uma missão de rover pressurizado para a SpaceX e uma entrega de habitat lunar para a Blue Origin", disse Lisa Watson-Morgan, gerente do programa Sistema de Pouso Humano da NASA no Centro de Voo Espacial Marshall. "Essas missões de demonstração de grandes módulos de carga têm como objetivo otimizar nossa experiência técnica, recursos e financiamento da NASA e da indústria enquanto nos preparamos para o futuro da exploração espacial profunda."
 
A SpaceX avançará com os preparativos de seu módulo de carga sob a Opção B do contrato NextSTEP Appendix H, enquanto a Blue Origin operará sob o NextSTEP Appendix P. A NASA pretende iniciar uma solicitação formal de propostas para ambas as empresas no início de 2025.
 
A Artemis visa levar a exploração lunar mais longe do que nunca, estabelecendo as bases para a jornada eventual da humanidade a Marte. Apoiado por essa visão, a arquitetura de exploração espacial da NASA inclui o foguete SLS, a nave Orion, sistemas de solo para exploração, módulos de pouso comerciais, trajes espaciais de próxima geração, a estação Gateway e futuros rovers lunares.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários