China Revelou Design de Ônibus Espacial de Carga Reutilizável Para Estação Espacial Tiangong III

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia de ontem (12/11), o portal Space.Com noticiou que a China havia revelado o design de um ônibus espacial cargueiro reutilizável, ônibus este denominado de "Haolong" que será uma opção de baixo custo para levar carga para a Estação Espacial Tiangong III da China e trazê-la de volta à Terra.
 

De acordo com a nota do portal, o Haolong está sendo desenvolvido pelo Instituto de Design e Pesquisa de Aeronaves de Chengdu, sob a Corporation of Aviation Industry of China (AVIC), uma empresa estatal. Ele é um dos dois projetos vencedores derivados de uma chamada de propostas da agência espacial humana da China, CMSA, para desenvolver espaçonaves de carga de baixo custo.
 
Atualmente, a China utiliza a espaçonave robótica Tianzhou para enviar carga para a Estação Espacial Tiangong III. No entanto, seguindo o exemplo da NASA, que incentiva opções comerciais de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional, a CMSA queria novas ideias de baixo custo que também pudessem retornar experimentos e outras cargas à Terra, ao contrário da Tianzhou, que se desintegra na reentrada.
 
(Crédito da imagem: CCTV+)
Uma imagem de uma animação detalhando o design do planejado ônibus de carga Haolong da China.
 
O Haolong será lançado no topo de um foguete e aterrissará horizontalmente na Terra, em uma pista de pouso. O ônibus espacial tem 10 metros de comprimento e 8 metros de largura, pesando menos da metade da cápsula Tianzhou, que tem uma massa de até 14.000 kg. A espaçonave com asas encontra-se atualmente na fase de verificação de voo de engenharia, o que significa que seu design e sistemas estão sob análise antes da construção.
 

Os engenheiros do ônibus espacial já estão elogiando o design. "O Haolong é uma aeronave com asas e um design aerodinâmico, apresentando uma grande envergadura e uma alta razão de sustentação para arrasto", disse Fang Yuanpeng, designer chefe do Haolong, à China Central Television (CCTV). "Com uma fuselagem de nariz arredondado e grandes asas delta inclinadas para trás, ele combina características tanto de espaçonaves quanto de aeronaves, permitindo que seja lançado em órbita por um foguete e aterre em uma pista de aeroporto como um avião", acrescentou ele.
 
O Haolong fará acoplamento com o Tiangong, permitindo que os astronautas entrem e saiam para coletar ou armazenar carga. Após concluir a missão de transporte de carga, o Haolong se separará da estação espacial, realizará a deorbitação de forma autônoma, reentrará na atmosfera e aterrissará horizontalmente na pista de aeroporto designada.
 
"Após inspeção, manutenção e reparo, ele poderá realizar novamente missões de transporte de carga", disse Fang.
 
Não é o único ônibus de carga reutilizável em desenvolvimento. A empresa americana privada Sierra Space está desenvolvendo o longamente adiado Dream Chaser para enviar carga e astronautas à órbita baixa da Terra.
 
A China pretende operar a estação Tiangong por pelo menos uma década e planeja expandir o posto orbital em forma de T, que atualmente tem três módulos, para seis módulos. O Haolong pode desempenhar um papel importante em manter a estação espacial abastecida com alimentos, experimentos e outras cargas.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários