DCTA Divulga Nova Atualização do Calendário de Lançamentos para 2025 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia de hoje (08/11), o portal do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroestacial (DCTA) anunciou novos períodos de lançamento de foguetes para o 'Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)', atualizando o calendário de lançamentos para 2025 no tal Complexo Espacial Brasileiro (CEBRA).
 
Foto: CCiSE, por Cel Av Erivando
 
De acordo com a nota do portal, no dia 04 de novembro de 2024 foi realizada a reunião para inclusão de novos períodos para lançamentos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a participação de mais empresas privadas. O evento, conduzido pela Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), reuniu representantes do DCTA e das empresas privadas INNOSPACE e C6 Sistemas, ambas Operadoras de Lançamento com contratos junto ao Comando da Aeronáutica (COMAER).
 
As operações da INNOSPACE e da C6 Sistemas no CEBRA em 2025 representam um marco significativo para o Programa Espacial Brasileiro. No total, após as definições da reunião, estão previstas 05 (cinco) operações privadas de lançamento em 2025, sendo quatro realizadas pela INNOSPACE e uma pela C6 Sistemas, consolidando o crescimento das atividades espaciais no Brasil e o forte interesse do setor privado na utilização do CEBRA. Com a alocação definida, inicia-se a elaboração dos Acordos Operacionais entre o CLA e cada Operador, detalhando responsabilidades e planejamento para garantir o sucesso das missões.
 

A primeira Operação de Lançamento prevista a partir de 17 de março de 2025, por exemplo, está em fase avançada de obtenção da Autorização de Lançamento pela Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo seus planos cuidadosamente revisados pelo corpo técnico da CCISE, do Instituto de Fomento e Indústria (IFI) e do CLA. Com o lançamento do veículo coreano HANBIT-Nano, diversas cargas úteis nacionais terão a oportunidade de fazer história por serem os primeiros satélites brasileiros lançados de território nacional e atingirem órbita a partir de Alcântara. Dentre elas destacam-se dois artefatos feitos em parceria com a AEB: os cubesats Golds, da UFSC, e o Conasat-1. (mais detalhes em https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/aeb-anuncia-cargas-uteis-que-farao-voo-orbital-programado-para-2025).
 
"Esses lançamentos comerciais demonstram a crescente capacidade do país em realizar operações espaciais complexas, com a visível interoperabilidade entre o Comando da Aeronáutica, a AEB e os diversos seguimentos da esfera pública e privada. O desenvolvimento de tecnologias, a absorção de novos conhecimentos, a geração de empregos, o valor agregado para as regiões de lançamento e a captação de investimentos impulsionam a autonomia do Brasil no acesso ao espaço, fortalecendo a indústria nacional e projetando o país como um ator relevante no cenário espacial global." ressaltou o Presidente Interino da CCISE, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, sobre a relevância dos lançamentos previstos para o ano de 2025.
 
 
Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor e apoiador Eugênio Preza pelo envio dessa notícia.

Reveja aqui a primeira notícia sobre esse calendário, postada no BS em 15 de julho deste ano.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

Postar um comentário