NASA Diz Que Motor Espacial Quântico Funciona de Verdade

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/08) no site “Inovação Tecnológica” destacando que segundo a NASA o Motor Espacial Quântico funciona de verdade.

Duda Falcão

ESPAÇO

NASA Diz Que Motor Espacial
Quântico Funciona de Verdade

Redação do Site Inovação Tecnológica
05/08/2014

[Imagem: Cannae LLC]
Conceito de um nanossatélite, proposto por Guido Fetta,
para testar o seu "motor Cannae", ou QDrive.

Motor Sem Combustível

Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

Parece bom demais? Ou esquisito demais?

A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.

David Brady e seus colegas do Centro Espacial Johnson testaram o motor quântico em 2013, mas só agora apresentaram um artigo descrevendo os testes durante o evento 50th Joint Propulsion Conference, que terminou na sexta-feira em Cleveland, nos Estados Unidos.

O evento não chamou a atenção de muita gente, exceto de David Hambling, que escreveu um artigo para a revista Wired neste final de semana relatando a apresentação.

Motores Quânticos

[Imagem: Cannae LLC]
Conceito de uma sonda espacial para
voos mais longos, explorando o conceito
do motor quântico, que não depende
de tanques de combustível.
Tudo começa com o cientista britânico Roger Shawyer, que vem tentando há vários anos chamar a atenção da comunidade científica e das agências espaciais para o seu EmDrive, um motor eletromagnético, que provê empuxo sem disparar massa para o lado oposto.

O conceito é revolucionário, já que transformar diretamente eletricidade em empuxo significa que as naves não precisarão mais levar combustível. O problema é que isso rompe com a lei clássica da conservação de energia, o que tem feito à comunidade científica torcer o nariz para a ideia.

Em 2011, uma equipe da Universidade Politécnica do Noroeste da China testou o conceito, e obteve resultados espantosos. Eles construíram seu próprio motor sem combustível, que alcançou um empuxo de 720 micronewtons, mais do que suficiente para equipar um satélite de verdade.

Mas o que os pesquisadores da NASA testaram agora foi um outro dispositivo, chamado de QDrive, criado por um cientista norte-americano chamado Guido Fetta, que aparentemente teve mais sucesso em convencer a agência espacial em dar crédito à sua invenção.

Nos testes, o motor quântico - o nome completo é Propulsor de Plasma do Vácuo Quântico - gerou entre 30 e 50 micronewtons de força em um equipamento com sensibilidade de 10 micronewtons, ou seja, bem acima da margem de erro.

O propulsor consiste em uma cavidade ressonante, no interior da qual micro-ondas ficam refletindo de um lado para o outro, eventualmente capturando a energia do vácuo.

Shawyer disse que o dispositivo de Fetta que foi testado não é tão eficiente quanto o seu, o que eventualmente poderia explicar porque a equipe chinesa, usando um desenho similar ao seu EmDrive, aferiu um empuxo dezenas de vezes maior.

Energia do Vácuo Quântico

[Imagem: EmDrive]
 Este é o EmDrive, construído por Roger
Shawyer, que é similar ao modelo testado
por uma equipe chinesa, obtendo resultados
dezenas de vezes superiores ao agora
obtido pela NASA.
Um motor sem propelente é revolucionário em relação aos motores atuais, incluindo os motores iônicos, que também são acionados eletricamente, mas disparam partículas carregadas.

Aparentemente o motor quântico tira sua energia do vácuo quântico, que nada tem de vazio. Em lugar do "nada", o vácuo quântico é um constante "borbulhar" de partículas virtuais que aparecem e decaem constantemente, desaparecendo em frações de tempo tão curtas que são difíceis de medir.

Apesar disso, vários experimentos já mostraram a realidade do vácuo quântico e suas energias, incluindo a geração de luz a partir desse "nada" virtual - hoje já é largamente aceito na comunidade científica que a matéria é resultado de flutuações do vácuo quântico.


Para testar se o vácuo quântico pode ser explorado para gerar trabalho, os pesquisadores da NASA submeteram o motor a um pêndulo de torção muito sensível, procurando tomar o maior número de precauções possíveis para evitar erros de medição.

"Os resultados dos testes indicam que o projeto do propulsor de cavidade ressonante de radiofrequências, que é um dispositivo de propulsão elétrica único, está produzindo uma força que não é atribuível a qualquer fenômeno eletromagnético clássico e, portanto, está potencialmente demonstrando uma interação com o plasma virtual do vácuo quântico," concluiu a equipe.

Agora é só esperar que outras equipes se dignem a testar os motores quânticos para ajudar a eliminar as dúvidas. E então começar a sonhar com viagens espaciais que durem anos ou décadas, e não mais séculos.

Bibliografia:

Anomalous Thrust Production from an RF Test Device Measured on a Low-Thrust Torsion Pendulum
David Brady, Harold G. White, Paul March, James T. Lawrence, Frank J. Davies
50th AIAA/ASME/SAE/ASEE Joint Propulsion Conference Proceedings


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Mesmo postando essa matéria um pouco atrasada creio que a mesma seja ainda do interesse dos profissionais brasileiros que trabalham na área de propulsão espacial, especialmente aqueles grupos brasileiros que pesquisam a propulsão a plasma no país.

Comentários

  1. Este propulsor utiliza micro ondas..........ou seja ondas eletromagnéticas, é o clássico motor fotônico, quem quiser saber mais acesse este link.

    http://www.emdrive.com/

    Um detalhe este motor consome muitos quilowatts para produzir milinewtons de empuxo.

    Miraglia
    www.edgeofspace.org
    www.minifoguete.com.br

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  2. Ainda bem que vamos poder abandonar os motores analógicos de combustível fóssil e evoluir para os motores fotônicos quânticos conduzidos pelo nosso auxiliar, v.g. IA (Inteligência Artificial).

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