Cerimônia Marca Inauguração das Instalações do Centro de Operações Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que Cerimônia em Brasília marcou a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais

Duda Falcão

ESPAÇO

Cerimônia Marca Inauguração das Instalações do Centro de Operações Espaciais

Solenidade realizada em Brasília (DF), nesta terça-feira (23), contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro

Por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Tenente-Coronel Santana
Publicado: 24/06/2020 08:03

Vídeo: Sargento Santiago Moraes / CECOMSAER

Fotos: Sargento Bianca Viol; Soldado Thallys Amorim; Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), em Brasília (DF), marcou a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE). O evento teve a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a solenidade; do Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão; e do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que foram recebidos pelo Comadante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A cerimônia foi prestigiada por Ministros de Estado, além de autoridades civis e militares.


Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais, o COPE foi construído em parceria com a Telebras com o objetivo de operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cujo uso é dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. E, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.


O Comandante da Aeronáutica lembrou que o COPE é fruto da linha diretiva do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). "Hoje é um dia muito especial para o Brasil e para o Comando da Aeronáutica. A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional na área espacial. Este Centro traz benefícios diretos e indiretos imensuráveis para toda a sociedade brasileira", acrescentou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Chefe do COPE, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressaltou que o Centro está preparado para operar, não apenas o SGDC, mas todos os outros satélites que deverão ser lançados, decorrentes do PESE. “Hoje, o Centro já funciona de forma integral, 24 horas por dia, operado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de profissionais da Telebras”, completou o Oficial-General. 


O COPE 

Construído para servir como centro de controle do SGDC e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, as instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários.


Assista ao vídeo sobre o COPE apresentado durante a solenidade.

Veja o álbum de imagens da inauguração do Centro de Operações Espaciais no Flickr da FAB.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br 

Comentário: Bom leitor, não sei dizer se essa nota foi postada motivada pelo meu comentário anterior ou não (até acho que não), mas tá aí a nota oficial da FAB sobre essa inauguração que, como eu disse, contou com a participação do Presidente Bolsonaro.

Comentários

  1. É muita solenidade, visita "técnica", powerpointismo, maquetes... enfim, infelizmente nada mudou no PEB

    Questionei a AEB no Twitter a respeito do VLM e do motor S50, que é o que realmente importa e obtive apenas uma resposta automática tirada do google, lamentável essa falta de transparência de algo que é bancado com o dinheiro dos nossos impostos. Não me espanta se os alemães do DLR já tenham caído fora dessa farsa

    Enquanto isso no mundo todo pipocam as "startups" e novas agências espaciais desenvolvendo novos lançadores, propulsores mais econômicos... até mesmo a Nigéria esta desenvolvendo um motor hibrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernesto!

      Verdade amigo, e eu lhe afirmo que na verdade tá piorando uma situação que já era bastante ruim, pois na medida em que não se toma providenciais e se continua praticando o mesmo 'jogo de cena' de outrora, só tende a piorar. O PEB infelizmente está caminhando para um final 'melancólico' até o final dessa década, ou talvez até mesmo antes disso.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. SGDC foi lançado em FEV de 2016. Este centro sendo inaugurado em JUN de 2020!
    Já levantaram o custo de tudo isto?
    De 2016 a 2020, como ficou a utilização deste satélite?
    Provavelmente, sub utilizado!
    Somos apenas operadores e, provavelmente, bonecos de “vitrine”!
    Infelizmente, nossas forças armadas em "mise-en-scène".

    ResponderExcluir

Postar um comentário